Pensar Saúde

26 SET | Dia Mundial da Contraceção

• 24-09-2021

O Dia Mundial da Contraceção comemora-se anualmente no dia 26 de setembro, com o objetivo de consciencializar os cidadãos para a importância da saúde física, mental, sexual e reprodutiva.

A contraceção é considerada pela Organização Mundial de Saúde como um investimento prioritário no bem-estar da população.

O acesso ao Planeamento Familiar é um direito humano protegido por lei, e o direito à saúde sexual e reprodutiva é fundamental para a liberdade das mulheres sobre quando iniciar a gravidez, quantos filhos ter, e como espaçar as gestações, porquanto e embora em contexto pandémico, todos os serviços de saúde têm a responsabilidade de assegurar esta atividade.

A legislação Portuguesa contempla consultas de Planeamento Familiar gratuitas nos cuidados primários e hospitalares.

Em Portugal e nos Açores em particular, estão disponíveis consultas de Planeamento Familiar nos Centros de Saúde, onde entre outras atividades, é promovida a contraceção segura e a disponibilização de diversos métodos contracetivos, educação para a saúde e vigilância de utentes/casais, adolescentes e jovens.

Os profissionais de Enfermagem assumem um lugar cimeiro na promoção da saúde sexual e reprodutiva, através do aconselhamento e educação para a saúde no contexto das consultas de Enfermagem de Saúde Reprodutiva e Planeamento Familiar e nas Equipas de Saúde Escolar.

Florinda Costa

Vogal do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros.

CER/FC/RCdl