Pensar Saúde

26 ABR - 2 MAI | Semana Europeia da Vacinação

  • 26-04-2021

De 26 de abril a 2 de maio comemora-se a Semana Europeia da Vacinação, uma iniciativa da OMS implementada desde 2005 com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a importância da imunização como base da cobertura universal de saúde. Trata-se de uma estratégia que se insere nas prioridades do Programa Europeu de Trabalho 2020-2021 da OMS/Europa e na promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – “garantir vidas saudáveis ​​e promover o bem-estar para todos em todas as idades”.

 

Este ano, além de promover a imunização de rotina, esta campanha da OMS dará destaque às novas vacinas para COVID-19 e ao lema “As vacinas aproximam-nos”. Pretende-se fortalecer a solidariedade e confiança na vacinação como um bem público que sustenta a nossa sociedade, salva vidas e protege a saúde.

 

Sendo os Enfermeiros os profissionais de saúde que detêm as competências e responsabilidades de planeamento de intervenções de vacinação, bem como da gestão e administração de vacinas nos Serviços de Saúde, desempenham um papel primordial nas três grandes áreas desta campanha da OMS: Prevenção, Protecção e Imunização.

 

Os aspetos da qualidade, segurança e eficácia das vacinas são hoje fortemente questionados pelos utentes, sendo novamente, os Enfermeiros quem mais esclarece, recomenda e apoia os utentes nos seus processos de tomada de decisão e adesão às vacinas.

 

Os Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários, conscientes do impacto que a vacinação tem nos resultados de saúde e bem-estar dos cidadãos e na saúde pública, assumem-se como os principais promotores da vacinação, desenvolvendo diariamente intervenções de sensibilização, educação e promoção da literacia, junto dos seus pares, outros profissionais de saúde e, sobretudo, junto dos utentes e comunidades de quem cuidam.

 

Os Enfermeiros devem, por isso, abraçar esta campanha, europeia e global, para agir a nível local pela saúde, presente e futura!

 

Joana Menezes

Enfermeira na Unidade de Saúde da Ilha do Faial (USIF) e 

Coordenada da Equipa de Saúde Escolar

 

CER/FC/JM/rl