BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Valorizando o Exercício Profissional em Contexto Insular

  • 25-10-2019

É inegável que ser enfermeiro nos Açores é um desafio.

É um desafio porque exercer uma profissão ligada ao setor da saúde num contexto insular e arquipelágico, onde as condições físicas e as características específicas de cada ilha variam de realidade para realidade e onde, as dificuldades de deslocação inter-ilhas são muitas vezes complicadas pelas intempéries que assolam a nossa Região.

 

Por reconhecer estas dificuldades e especificidades, a Secção Regional fez, durante este mandato, um esforço para cumprir e demonstrar uma atenção especial a cada uma destas 9 realidades singulares. A atual equipa visitou todas as USI e hospitais públicos dos Açores e todas as instituições ligadas ao setor no arquipélago.

 

A melhor forma de reconhecer o esforço demonstrado pelos enfermeiros açorianos, traduziu-se na descentralização de algumas iniciativas, com especial destaque para as Comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, mas também os Encontros de Deontologia Profissional.

O maior exemplo disso mesmo aconteceu em 2018, quando esta Secção tomou a iniciativa corajosa de comemorar a efeméride no Grupo Ocidental dos Açores, mais concretamente na Ilha das Flores.

 

Na comemoração, que teve lugar a dia 12 de maio de 2018, no Museu e Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores, a Secção Regional, homenageou e agraciou, numa Cerimónia de Reconhecimento Profissional, os seguintes profissionais:

Fátima Avelar

Goreti Melo

Eunice Lima

Jacinta Mota

Milton Noronha

 

Com o reconhecimento público destes enfermeiros, pertencentes a diferentes gerações de profissionais e que escolheram exercer no ponto mais ocidental da Europa, e no grupo de ilhas mais insular da Região Autónoma dos Açores, pretendeu-se também reconhecer todos os enfermeiros que exercem nas ilhas das Flores e do Corvo e todo o empenho e dedicação que depositam, diariamente, na missão que empreendem de fazer Enfermagem em condições, tantas vezes, adversas.

 

Na mesma data foi apresentado um vídeo intitulado "Os Enfermeiros dos Açores têm um rosto", com o objetivo de homenagear os enfermeiros açorianos.

 

Nas comemorações do Dia dos Açores, em 2018, a Secção Regional voltou a reconhecer o bom trabalho desenvolvido pelos enfermeiros na região, lembrando que estes profissionais foram, desde sempre, aqueles que mais próximo estiveram das populações, os que melhor conhecem as comunidades e as suas necessidades.

 

O Presidente do CDR, Enf. Luís Furtado, referiu nessa data que “o exercício profissional em contexto insular e arquipelágico também acarreta um conjunto de dificuldades, que não são maiores, nem menores, comparativamente a outras regiões do País. São apenas diferentes e merecem, por tal, o seu justo reconhecimento”.

 

Neste mesmo dia (12-05-2018), a Secção Regional lançou um vídeo onde enfermeiros açorianos contaram, de viva voz, o que significa para eles exercer a profissão nos

CDR/LF/LL/rcl