20º Aniversário da Ordem dos Enfermeiros

20 anos de Deontologia Profissional: Um caminho de afirmação

• 20-04-2018

Em 1998, com a publicação do Decreto-Lei nº 104/98 de 21 de abril, a Enfermagem Portuguesa assumiu um compromisso próprio perante a sociedade, compromisso este firmado no então Código Deontológico do Enfermeiro.

Marco histórico indelével, a Deontologia Profissional em Enfermagem, ao longo dos últimos vinte anos, trilhou um caminho próprio, assumindo-se como fonte de Direito imprescindível e como referência norteadora, no plano Ético e Moral, para que o exercício da Profissão de Enfermeiro também percorra a esteira da reflexão. Foi esse o espírito que presidiu a construção da doutrina deontológica em Enfermagem, nos últimos vinte anos.

A Deontologia Profissional é parte integrante de um património conceptual dos enfermeiros, já tendo sido apropriado pela narrativa quotidiana dos enfermeiros e entendido como recurso nas situações limite onde é necessário tomar decisões, também elas limite.

Para que tal acontecesse, muito trabalho foi assumido por enfermeiros e por enfermeiras que lidaram mais de perto com a problematização ético-deontológica, dentro da Ordem dos Enfermeiros, empregando um esforço considerável para que a Deontologia deixasse de ser algo de etéreo para ser uma figura presente no nosso quotidiano, justos merecedores de um reconhecimento particular.

Comemoramos vinte anos de Deontologia Profissional sabendo que o Futuro encerra desafios próprios para a Profissão e para a Sociedade Portuguesa, onde na Saúde, cada vez mais, os cidadãos reclamam respostas proficientes para as suas necessidades em Saúde.

Comemoramos vinte anos de Deontologia Profissional com orgulho nos valores éticos plasmados e na forma como estes são por nós entendidos como importantes na relação com o Outro, porque, de facto, a Deontologia capacita o Enfermeiro a estar junto do Outro com significado diferenciado.

Comemoramos vinte anos de Deontologia Profissional porque comemorar a Deontologia é reforçar a convicção que existimos para o Outro.

Comemoramos vinte anos de Deontologia porque acreditamos na profissão de Enfermeiro.

Feliz dia da Deontologia Profissional!

CJR/RP/rcl