BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Secção Regional Apoia a Formação e a Investigação

  • 23-10-2019

Durante a campanha eleitoral de 2015, a atual equipa diretiva da Secção Regional tinha eleito como uma das suas principais preocupações o acesso à formação dos enfermeiros na Região Autónoma dos Açores (RAA).

 

A esse propósito, destaca-se claramente o Acordo de Cooperação, assinado a 17 de dezembro de 2016 com a Universidade dos Açores, que levou à criação de uma nova Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, que se iniciou no ano letivo 2017/2018.

 

Esta Pós-Graduação foi a primeira do género a ser criada no Arquipélago e, só foi possível devido ao trabalho e ao apoio despendido por esta Secção Regional junto da Academia Açoriana.

 

Com a concretização deste compromisso, o atual elenco diretivo cumpriu mais uma das suas bandeiras eleitorais prometidas durante a campanha eleitoral de 2015.

 

(Para saber mais, leia o bloco “Estreitamento da Relação com a Universidade”)

 

INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO

Para além da Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, a cooperação com a Universidade dos Açores estendeu-se também a parcerias em diversas iniciativas.

 

A 30 de junho de 2017, e inserida no âmbito do Acordo Projeto celebrado com a UAç, a Secção Regional promoveu a conferência “Saúde e Enfermagem no Trabalho: Um Desafio para o Século XXI”.

 

Em outubro de 2018, o Presidente do CDR, participou e entregou, nas “Primeiras Jornadas da Pessoa em Situação Crítica do HDES”, o prémio do primeiro lugar no concurso de posters destas jornadas.

 

No final do evento, Luís Furtado reconheceu o mérito e a importância da iniciativa organizada pelo HDES EPER. “É fundamental que as organizações promovam momentos de discussão alargada, onde a partilha de experiências e o desafio a práticas instituídas se façam com o intuito de crescimento contínuo, individual e coletivo”, destacou.

 

O Presidente do CDR assumiu que foi com “particular satisfação” que entregou o “primeiro prémio a um trabalho da autoria de enfermeiros, o que vem apenas confirmar aquilo que por todos é conhecido (…) os enfermeiros estão, de facto, na vanguarda da investigação e assumiram um compromisso efetivo com o desenvolvimento profissional e pessoal”.

CDR/LF/LL/rcl