BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Uma grande aposta na nova geração de enfermeiros

• 22-10-2019

Preparar os novos profissionais, transmitindo-lhes o conhecimento e as ferramentas para a entrada no mercado de trabalho é uma das principais preocupações de qualquer Ordem Profissional. A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros não foge a esta regra e, apesar de não ter influência direta nesta matéria (Educação), tudo fez durante este mandato, para participar e colaborar no enriquecimento da preparação dos novos enfermeiros.

PREPARAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Tendo como principal e único parceiro nesta área, a Escola Superior de Saúde dos Açores, esta Secção Regional trabalhou estreitamente com esta instituição de ensino superior no sentido de ir integrando e preparando os estudantes e futuros enfermeiros com a realidade com que se irão debater.

Esta colaboração concretizou-se desde logo com a participação, de membros dos órgãos estatutários, em unidades curriculares de reconhecida importância.

No dia 21 de fevereiro de 2018, o Enf. Ricardo Pacheco, Presidente do CJR, ministrou uma sessão letiva na Escola Superior de Saúde de Ponta Delgada. A aula foi lecionada aos estudantes do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, inserindo-se na unidade curricular “Comunicação e Desenvolvimento Pessoal III”, e o tema escolhido pelo Presidente do CJR foi “O Enfermeiro na relação com os seus pares”.

O mesmo protagonista (Enf. Ricardo Pacheco) voltou a marcar presença poucos dias depois no mesmo local, dirigindo a sessão letiva aos estudantes do 4.º ano, da unidade curricular “Ensino Clínico de Consolidação de Competências de Enfermagem”.

No ano letivo de 2018-2019, o Presidente do CJR voltou à Escola Superior de Saúde dos Açores, em Ponta Delgada, para outra sessão letiva de aproximadamente 3 horas.

No final, Ricardo Pacheco relevou a importância destas iniciativas assim como a relevância de estreitar relações com a Academia e, desta forma, chegar aos futuros enfermeiros.

“Estas sessões letivas, onde precocemente a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros dá a conhecer alguns princípios orientadores e fundamentais para os futuros profissionais de Enfermagem, são algo que nós, enquanto entidade que regula a profissão, consideramos de extrema importância. O nosso objetivo passa por ajudar a formar enfermeiros informados e conscientes perante os desafios que irão enfrentar quando forem integrados no mundo e exercício profissional”, referiu o Presidente do CJR

A aula, integrada na Unidade Curricular “Comunicação e Desenvolvimento Pessoal II”, versou sobre a temática “O enfermeiro na relação com os pares – O enfermeiro enquanto cidadão”.

Em março de 2019, foi a vez do Presidente do CER, Enf. Márcio Tavares dinamizar uma sessão letiva que teve como principal objetivo dar a conhecer aos futuros profissionais, os principais desígnios da Ordem dos Enfermeiros, bem como informar sobre os procedimentos necessários para a inscrição nesta ordem profissional.

No final da aula, o Presidente do CER elogiou o interesse demonstrado e valorizou a importância destas iniciativas. “Para nós, enquanto Secção Regional, é fundamental estar próximo e responder a todas as dúvidas e anseios daqueles que muito em breve, estarão inseridos no mercado de trabalho. Foi essa a principal razão que nos trouxe mais uma vez cá.

Tenho a certeza de que estes estudantes serão, dentro de pouco tempo, profissionais que trarão valor acrescentado ao setor da saúde na Região e à profissão de enfermeiro”, afirmou.

A colaboração entre a Secção Regional e a Escola Superior de Saúde é algo que se mantém há vários anos e que, no entender de Márcio Tavares, constitui-se como um dos alicerces fundamentais do relacionamento entre estas duas instituições. “Penso que é imperativo que aqueles que serão enfermeiros dentro de pouco tempo, comecem, ainda nos bancos de escola, a relacionar-se com a sua Ordem profissional. Esta Secção sempre deu muito valor a essa vertente de proximidade e de cooperação e, naquilo que de mim depender, continuará a ser assim no futuro”, garantiu o Presidente do CER.

WORKSHOPS (CURRICULUM VITAE E ENTREVISTA DE EMPREGO)

Outra das apostas da Secção Regional com o intuito de aprofundar e aperfeiçoar as competências dos futuros enfermeiros açorianos, e melhor prepará-los para o mundo profissional, foi a realização de uma série de workshops direcionados aos finalistas dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem.

Com o título “Curriculum Vitae e Entrevista de Emprego: Como me preparar?”, estes workshops, que decorreram durante os anos de 2017, 2018 e 2019, na Escola Superior de Saúde dos Açores em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, tiveram uma feedback  bastante positivo por parte dos finalistas, como aliás se pode comprovar pela elevada adesão que tiveram e pelo número de edições já decorridas.

Perante este cenário e por ser mais uma das iniciativas de grande valor iniciadas por esta equipa diretiva, espera-se que novas edições surjam nos próximos anos.

CERIMÓNIAS DE VINCULAÇÃO À PROFISSÃO

A vida académica e a consequente conclusão do Curso de Licenciatura em Enfermagem, são um dos momentos mais importantes na vida de um estudante. Marcam um momento de transição e de emancipação dos jovens que terão pela frente desafios pessoais e profissionais relevantes.

Após esse importante marco, aqueles que concluíram a sua licenciatura em Enfermagem têm de requerer a sua cédula à Ordem dos Enfermeiros a atribuição do título profissional de enfermeiros para assim estarem autorizados a exercer a profissão na Região e no País.

A Secção Regional assinala este momento, com a realização anual da Cerimónia de Vinculação à Profissão, onde num evento formal entrega individualmente as cédulas profissionais aos novos enfermeiros.

Veja ou reveja abaixo os vídeos resumo das últimas três Cerimónias:

Ano de 2017

Ano de 2018