Pensar Saúde

17 SET | Dia Mundial da Segurança do Doente

  • 17-09-2021

A Segurança do Doente é um tema que ganhou enfoco nas últimas décadas, sendo uma preocupação global de Saúde Pública da responsabilidade da equipa de saúde, que mobiliza as competências de cada um dos seus elementos em prol da promoção de uma cultura de segurança dos cuidados.

 

A mudança permanente das condições de trabalho (doentes mais complexos, rotação de profissionais, evolução tecnológica), associada a um nível de exigência cada vez maior dos utilizadores do sistema de saúde são fatores que podem ameaçar a excelência dos cuidados.

 

Desta forma, os aspetos relacionados com a segurança do doente, enquanto componente chave da qualidade dos cuidados, têm assumido uma crescente preocupação não só para os utentes, mas também para os decisores políticos e para as organizações e profissionais de saúde, cuja principal missão consiste na prestação de cuidados com elevado nível de qualidade, baseados na melhor evidência.

 

Sendo o Enfermeiro o profissional que presta cuidados em diferentes contextos da área da saúde, onde a ocorrência de eventos adversos, os riscos associados à prestação de cuidados e as próprias dotações inseguras são variáveis reais, é essencial que aquele identifique os factores que influenciam a qualidade e a segurança dos cuidados que presta e conheça soluções face a esses problemas. Por outro lado, as instituições devem promover programas de literacia em saúde, capacitando a população para a importância do seu papel e criar condições para que os cuidados sejam prestados em segurança, pois só assim se consegue qualidade em saúde.

 

Fontes: DGS e OE

 

Sofia Machado Sousa

Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Centro de Saúde da Vila Franca do Campo (USISM)

 

CER/ZM/rl