Pensar Saúde

17 NOV | Dia Mundial da Prematuridade

  • 17-11-2021

O Dia Mundial da Prematuridade tem no dia 17 de novembro um ponto de reflexão global para uma consciencialização efetiva sobre os desafios e o real “peso” do nascimento prematuro em todo o mundo.

 

Esta data foi criada pela European Foundation for the Care of Newborn Infants e outras organizações parceiras europeias em 2008. Teve como cofundadores internacionais LittleBigSouls (África), March of Dimes (EUA) e National Premmie Foundation (Austrália) que, ao juntarem-se às comemorações, fizeram do Dia Mundial da Prematuridade um movimento intercontinental. Hoje, mais de 100 países unem esforços, com a realização de atividades diversas e eventos dedicados, comprometendo-se com a ação de colaborar na abordagem ao nascimento prematuro e melhorar a situação dos bebés prematuros e das suas famílias.

 

Este ano, o tema escolhido foi “Separação Zero. Aja agora! Mantenha juntos pais e bebés que nascem cedo demais.” Simbolicamente, utiliza-se a cor roxa que significa a sensibilidade e excecionalidade e a linha de peúgas tornou-se um símbolo do Dia Mundial da Prematuridade. O pequeno par de peúgas roxas – juntas a nove peúgas infantis de tamanho normal, tem como simbolismo que um em cada dez bebés nasce prematuro no mundo todo.

 

Nos Açores, cerca de três dezenas de Enfermeiros dedicam-se exclusivamente aos cuidados especiais neonatais, ficando neste dia a justa homenagem aos pais, às crianças e a estes profissionais.

 

Pedro Soares

Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

Presidente do Conselho Diretivo Regional da

Secção Regional da Região Autónoma dos Açores

Ordem dos Enfermeiros

 

CER/PS/rl