Pensar Saúde

17 MAI | Dia Mundial da Hipertensão Arterial

  • 17-05-2021

A Hipertensão Arterial (HTA) é uma doença crónica que consiste na pressão arterial elevada, acima de valores considerados normais (140/90mmHg). A pressão arterial resulta da força que o sangue exerce na parede das artérias e divide-se em sistólica e diastólica, sendo que os valores que cada indivíduo apresenta traduzem a força com que o coração se contrai e relaxa, respetivamente, entre cada batimento.

 

Existem dois tipos de HTA: primária, é a mais comum e sem causa conhecida, e secundária, em que a causa está identificada. Existem alguns fatores de risco para a ocorrência da HTA, inclusive que podem explicar a HTA primária, como elevada ingestão de sal, colesterol elevado, diabetes mellitus e alcoolismo/tabagismo.

 

Em Portugal, a prevalência da HTA será superior a 40% na população adulta e apenas 11% dos doentes terá a doença controlada.

 

Os  sintomas mais comuns são: cefaleia, tonturas, zumbidos e aumento da frequência cardíaca.

É de extrema importância o diagnóstico, tratamento adequado e controlo da HTA de forma a serem evitadas possíveis consequências como AVC, Enfarte Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca/Renal.

 

O Enfermeiro é um profissional de saúde habilitado a promover estilos de vida saudáveis, como uma alimentação com menor teor de sal e gordura, efetuar a avaliação/monitorização da tensão arterial, reconhecer sinais e sintomas de HTA, e a orientar o utente para um tratamento médico adequado.

 

 

Maria João Correia

Enfermeira na UCCI do Centro de Saúde da Ribeira Grande, USISM.

 

CER/ZM/MC/rl