15 FEV | Dia Mundial da Criança com Cancro

  • 15-02-2021

Há assuntos que ninguém gostaria de falar, contudo a complexidade da temática não nos pode vencer na necessidade emergente de os abordar.


O cancro na criança é uma realidade e assume uma panóplia de questões, dúvidas e transporta uma complexidade de vertentes, quando entra inesperadamente na vida da criança, envolvendo desde logo toda a família ao longo deste processo, e consequentemente envolve-nos a nós profissionais diariamente na busca de um cuidar mais humanizado.


Dias como estes, lembram-nos que é indispensável o apoio à criança e família para lidar com o cancro, onde a palavra esperança assume um papel fundamental.


Além de todo o apoio e exigência inerente ao cuidar em pediatria no meu percurso como enfermeira, foi através da Make a Wish que pude desenvolver a componente da esperança. O poder transformador da realização de um desejo da criança proporciona alegria, força, apoio e consequentemente esperança no momento tão fragilizado da sua vida.


São estes pequenos gestos que promovem resultados admiráveis, porque uma criança tem o direito de ser apenas uma criança. 

 

Sílvia Pimentel

Enfermeira do Serviço de Pediatria HDES

 

CER/MC/SP/rl