Pensar Saúde

14 FEV | Dia do doente coronário

  • 14-02-2021

 

O dia do doente coronário celebra-se todos os anos no dia 14 de Fevereiro. Esta data foi proposta pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e tem como principal objetivo sensibilizar a população para os factores de risco associados às doenças cardiovasculares.

 

A doença coronária é caracterizada pelo desenvolvimento de placas de aterosclerose no interior das artérias coronárias que condicionam a normal circulação sanguínea e irrigação dos tecidos do coração. Entre os factores de risco que contribuem para o seu aparecimento estão: a diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo, excesso de peso, idade e predisposição genética.

 

Visto que as doenças cardiovasculares, onde se inclui a doença coronária, são a principal causa de morte em Portugal e, sabendo que, na sua maioria dependem de fatores modificáveis o papel do enfermeiro revela-se primordial, advertindo para a sua prevenção e tratamento, mostrando-se este profissional de extrema importância para melhorar a qualidade de vida e a longevidade da população.

 

 

Vera Lúcia Soares de Pinho

Hospital da Horta (Serviço de Medicina) – 2000/2001

Hospital do Espírito Santo de Angra do Heroísmo (Serviço de Cardiologia) – 2001/2012

Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (Unidade de tratamento 1 – Cardiologia) – 2012 - 2021

 

 

CER/VG/VP/rl