BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Estreitamento da relação com a UAC e Escola Superior de Saúde

• 17-10-2019

A relação estreita entre as ordens profissionais e as instituições de ensino são um binómio que, por si só, não merece qualquer discussão. Não merece porque se afigura lógico, evidente e natural que assim seja, pela interligação que existe: As instituições de ensino formam os profissionais (neste caso os enfermeiros) e a Ordem Profissional acolhe e abraça os recém-formados no seu âmago.

Com esta simples, mas importante, premissa em linha de conta, a atual equipa diretiva da Secção Regional empreendeu no início do seu mandato uma série de conversações com a Universidade dos Açores e com a Escola Superior de Saúde dos Açores, que se constituiu formalmente em 2016.

Este estreitamento e formalização da relação com as instituições de ensino da região ligadas à enfermagem, foi outra das promessas eleitorais concretizada pelo elenco diretivo da Secção Regional.

No mês de junho desse mesmo ano de 2016, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enf. Luís Furtado, reuniu em Angra do Heroísmo com a então Presidente da Escola Superior de Saúde, a Professora Doutora Cidália Frias.

Esta reunião teve como principal objetivo reforçar a disponibilidade da Secção Regional em trabalhar com maior proximidade com a Escola Superior de Saúde dos Açores (a única instituição de ensino superior vocacionada para o ensino de Enfermagem nos Açores).

Após este encontro, o Enf. Luís Furtado, realizou igualmente uma sessão de esclarecimento juntos dos estudantes do 4º ano. Este primeiro contato formal com a sua futura estrutura de regulação serviu para dar a conhecer aquele que é o desígnio fundamental da Ordem dos Enfermeiros e as suas atribuições estatutárias. Esclareceram-se também os procedimentos relacionadas com a inscrição na Ordem dos Enfermeiros.

ACORDO DE COOPERAÇÃO

Durante o I Encontro de Deontologia Profissional, que se realizou em outubro de 2016 na Ilha Terceira, a Secção Regional e a Universidade dos Açores assinaram dois importantes acordos de aprofundamento da cooperação institucional; um Convénio para um Compromisso Estratégico e um Acordo de Cooperação no Âmbito da Ética e Deontologia Profissional.

(Leia aqui o Comunicado do CDR sobre a assinatura destes acordos.)

Cerca de dois meses após a assinatura dos acordos já acima mencionados, a Secção Regional e a Universidade rubricaram, a 17 de dezembro de 2016, um Acordo de Cooperação que levou à abertura de uma nova Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, que se iniciou no ano letivo 2017/2018.

No discurso proferido após a assinatura deste importante acordo que teve lugar na sede da Secção Regional, em Ponta Delgada, Luís Furtado enfatizou a ligação “natural” que conduziu ao Acordo de Cooperação.

“A procura por um parceiro que se posicionasse no mesmo alinhamento que esta Secção Regional no reconhecimento da penosidade do acesso à formação pós-graduada por parte dos Enfermeiros Açorianos, fruto da insularidade e da condição arquipelágica que nos subjaz, e que é por nós tão bem conhecida e sentida, conduziu-nos à Universidade dos Açores, um parceiro natural que tem sabido acolher a iniciativa desta Secção Regional”, destacou.

O Presidente  do CDR justificou a opção pela área da Enfermagem do Trabalho, dizendo que “a prática dos enfermeiros do trabalho nos conceitos e princípios da Saúde Pública, focando a prevenção, a capacitação e a manutenção da saúde, bem como o controlo e a eliminação dos riscos para a saúde no local de trabalho, pelo que o Enfermeiro do Trabalho é um Enfermeiro que, para além do ensino e formação geral de Enfermagem, teve um período adicional de estudo formal em saúde no trabalho, levando a uma qualificação especializada, daí a importância de se promover a abertura desta Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho”.

CDR/LF/LL/rcl