Pensar Saúde

12 OUT | Dia Mundial das Doenças Reumáticas

  • 12-10-2020

O Dia Mundial das Doenças Reumáticas é assinalado todos os anos a 12 de Outubro. Este dia é celebrado em Portugal desde o ano de 1996 tendo sido inicialmente celebrado, de forma particular, pela Associação Artrite e Reumatismo Internacional (ARI), cujos membros são pessoas que estão afetadas por esta doença. O principal objetivo passa pela sensibilização da população em geral para os problemas que afetam as pessoas com esta condição de saúde.

 

Segundo o Portal da Saúde as doenças reumáticas são, nos países desenvolvidos, o grupo de situações de doença mais frequentes e gerador de maior incapacidade funcional e laboral. De acordo com o Observatório Nacional das Doenças Reumáticas, estas são consideradas doenças geralmente crónicas e abrangem condições que afetam todo o sistema composto por músculos, ossos, cartilagem, e/ou estruturas periarticulares (como tendões, ligamentos, entre outras). Estas situações podem evoluir de forma silenciosa durante anos e o indivíduo só procura ajuda especializada quando as queixas já interferem com a sua funcionalidade diária.

 

Embora cada doença reumática tenha fatores de risco específicos, existem alguns comuns às várias doenças, como a idade, tabagismo, obesidade, toma de determinados fármacos e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Assim, partilhando do conhecimento e envolvimento interdisciplinar, cabe aos enfermeiros implementar e acompanhar as medidas diárias a adotar de forma a salvaguardar as articulações: controle da dor, exercício físicocondicionado, repouso adequado, reabilitação, toma de medicação e alimentação, entre outros. Os enfermeiros ajudam a melhorar o estado de saúde e bem-estar do doente, reduzem a evolução da doença e minimizam o impacto social do absentismo ao trabalho. Proporcionar toda a informação ao indivíduo é potenciar a sua adesão ao tratamento e mantê-lo ativo.

 

Vânia Gonçalves

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação

Vogal do Conselho de Enfermagem

Secção Regional da Região Autónoma dos Açores

Ordem dos Enfermeiros

CER/VG/rl