Pensar Saúde

12 NOV | Dia Mundial da Pneumonia

  • 12-11-2021

O Dia Mundial da Pneumonia foi proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2009, devido ao grande número de pessoas infetadas nos países em desenvolvimento declarou que o 12 de novembro é o Dia Mundial da Pneumonia, um dia dedicado ao combate à doença que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença e o impacto desta na comunidade.

 

Doença que mata três milhões de pessoas por ano, entre as quais 476 mil crianças, a principal causa de morte de crianças com até 5 anos de idade segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Portugal Continental, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direção-Geral da Saúde, as pneumonias são a principal causa de mortalidade respiratória.

A Pneumonia é uma inflamação nos pulmões, mais precisamente no parênquima pulmonar, local onde ocorrem as trocas gasosas indispensáveis à vida, provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos. Pode ser leve, severa ou mortal, dependendo da idade do doente e do seu estado de saúde.

 

As principais manifestações clínicas da pneumonia são tosse com produção de expetoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral e febre.

A pneumonia pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, na época do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

 

A prevenção da doença é fundamental, recomendasse lavar as mãos, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e se vacinar, para além da vacina da gripe há, ainda, a vacina anti-pneumocócica, também é fundamental cumprir o esquema vacinal nos primeiros 15 meses de vida. Em caso de contágio, a imunização diminui a intensidade dos sintomas, além de evitar as formas graves da doença e a mortalidade para esse tipo específico de pneumonia.

 

Zélia Martins

Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica.

Presidente do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros

Enfermeira Chefe da Equipa de Apoio Integrado Domiciliário - USISM