BALANÇO DO MANDATO 2016-2019

Uma Aposta na Aproximação à Sociedade Civil

• 11-10-2019

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros enquanto organização representativa dos Enfermeiros açorianos desempenhou, nos últimos 4 anos, um importante papel de colaboração com outras instituições e iniciativas de valor para a Enfermagem, para a cidade, para a Região e para os cuidados de saúde em geral.

Por reconhecermos que, individualmente, não seria possível abranger todas as áreas da sociedade e do setor ligado à saúde nos Açores, associamo-nos e apoiamos uma série de iniciativas com valor acrescido para a população e profissionais que de uma forma ou outra, desempenham um papel importante na Região.

No final de setembro de 2018, a Secção Regional associou-se ao Primeiro Congresso Internacional da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores, subordinado ao tema “O Impacto Social da Dor: Do Conhecimento à Prática”. O evento que durou 3 dias, tendo decorrido no Centro de Estudos Natália Correia.

A 4 de outubro do mesmo ano, teve lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde, em Ponta Delgada, uma Aula Aberta sobre a Literacia em Saúde, com a temática “Literacia para a Saúde. O que conhece sobre saúde?”.

A palestra foi proferida pelo Prof. Doutor Luís Saboga Nunes e, inseriu-se num conjunto de iniciativa levadas a cabo no âmbito do projeto de investigação CrAdLisa Açores (Incrementando nas Crianças e Adolescentes a Literacia para a Saúde), que tem como principal objetivo a promoção da Literacia para a Saúde em Meio Escolar.

A Secção Regional fez-se representar pelo Enf. Márcio Tavares, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, que destacou a importância e a grande adesão desta iniciativa.

“Assistimos hoje a mais uma iniciativa bastante enriquecedora e de grande nível. Prova disso mesmo foi o grande número de pessoas que assistiram a esta aula. Penso que cada vez mais, os profissionais e a população em geral começam a ficar despertos para estas temáticas dedicadas à saúde”, referiu Márcio Tavares.

CDR/LF/LL/rcl