Pensar Saúde

10 OUT | Dia Mundial da Saúde Mental

  • 10-10-2021

Difícil de definir, invisível para muitos e ainda muito estigmatizada, a Saúde Mental vem aos poucos marcando a sua posição e alertando-nos para o quanto é importante cuidarmos dela com determinação e consciencializarmo-nos que sem ela não há saúde.

 

Com o intuito de chamar a atenção para esta causa comum a todos os povos e destacar a sua importância para o bem-estar global, a Federação Mundial para a Saúde Mental comemora, desde 1992, o dia Mundial da Saúde Mental a 10 de outubro.

 

Inevitavelmente, a pandemia COVID-19 veio abalar as nossas estruturas e colocou-nos desafios para os quais não estávamos preparados. Fatores como o medo do contágio, a dor e o luto pela perda de muitos, as alterações no contexto laboral e na economia, o isolamento social e o stresse acrescido, têm e terão um impacto significativo na saúde mental de todos nós. Contudo, se por um lado veio contribuir para tomada de consciência da importância da saúde mental, por outro lado veio evidenciar o quanto esta continua a ser desvalorizada e negligenciada.

 

Nunca como agora os investimentos na saúde mental foram tão urgentes. Nos Açores existe muito trabalho a ser feito nesta área, mas para que tal aconteça é imperativo que esta seja uma real prioridade do poder político.

 

O autocuidado em saúde mental é fundamental e deve ser o investimento de todos nós. Manter-se ativo, cultivar o pensamento positivo, aprender a controlar as emoções, descansar o suficiente, ter momentos de lazer e não ter receio de pedir ajuda se necessitar, é a melhor forma de promover a saúde mental e ter mais qualidade de vida.

 

Sara Andreia Castro 

Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria - Equipa de Apoio Integrado Domiciliário USISM

 

CER/BP/ZM/SC/rl