Pensar Saúde

1 OUT | Dia Europeu da Depressão

  • 01-10-2021

Viver com depressão é uma realidade que afeta cada vez mais pessoas em todo mundo e por essa razão há quem a considere a doença do século XXI. Ainda mal compreendida por muitos, a depressão vai muito mais além de um sentimento de tristeza, com a qual muitas vezes se confunde, e é altamente incapacitante. Com o objetivo de alertar a população para esta problemática e dar visibilidade aos que dela sofrem, assinala-se a 1 de outubro o Dia Europeu da Depressão.

 

Apesar de estar longe de ser uma doença do mundo contemporâneo, a depressão nunca esteve tão em foco como nos dias de hoje e, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, é a doença mental que mais afeta os portugueses.

 

Atualmente existe uma maior sensibilização para esta problemática, no entanto ainda persistem muitos mitos e preconceitos em relação a esta e outras doenças mentais. O medo do estigma e da incompreensão, faz com que muitas pessoas evitem procurar ajuda e tratamento.

 

A prevenção, através da implementação de boas práticas diárias, é de extrema importância. Estas consistem em atividade física, busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento de ferramentas internas para lidar com as adversidades da vida, desfrutar de pequenos prazeres, dar tempo a si próprio, desabafar quando necessário, manter-se próximo dos que lhe são queridos, entre outras.

 

Neste dia dedicado à Depressão, deixamos uma palavra de apreço a todos os que lutam diariamente com esta doença e também aos seus familiares.

 

CER/BP/ZM/SC/rl