Pensar Saúde

1 DEZ | Dia Mundial de Luta Contra a Sida

  • 01-12-2021

A SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida) é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas que surgem pela evolução da infeção pelo vírus VIH (vírus da imunodeficiência humana). Esta infeção ataca o sistema imunitário diminuindo a sua capacidade de defesa.

 

Atualmente, cerca de 37 milhões de pessoas no mundo vivem com VIH. Em Portugal, até dezembro de 2019, foram identificados 61.433 casos de infeção por VIH, dos quais 22.835 atingiram o estádio de SIDA.

 

Após contrair a infeção, podem surgir sintomas semelhantes à gripe. Posteriormente, os sintomas tornam-se mais graves: perda rápida de peso, infeções graves e distúrbios neurológicos.

O VIH pode ser transmitido através de: relações sexuais desprotegidas com pessoas infetadas; partilha de agulhas, seringas ou outros equipamentos utilizados para injeção e transmissão de mãe para filho (gravidez, parto ou leite materno).

 

A prevenção passa pela disponibilização de preservativos, pelos Programas de Troca de Seringas e pela divulgação de informação pela população e grupos vulneráveis, onde o Enfermeiro tem um papel essencial no planeamento e implementação de ações de sensibilização. Nestas ações, é essencial ter em atenção as consequências associadas ao preconceito e à discriminação, que, infelizmente, ainda se fazem sentir na sociedade atual.

 

Por fim, o enfermeiro também desempenha uma ação essencial na promoção do rastreio da infeção e na referenciação para os cuidados diferenciados, intervindo em todos os contextos de cuidados.

 

Fontes: DGS, OE, OMS, Nações Unidas.

 

Sofia Machado Sousa

Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Centro de Saúde da Vila Franca do Campo - USISM

 

 

 

CER/ZM/SM/rl