Pensar Saúde

01 OUT | Dia Internacional das pessoas Idosas

  • 01-10-2020

No dia 1 de Outubro assinala-se a comemoração do Dia Internacional do Idoso. Este acontecimento emerge em 1991, através da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população idosa, contribuindo assim para uma visão mais abrangente e urgente dos direitos dos idosos e sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

 

O Plano de Ação para o Envelhecimento assim delineado visa garantir que as pessoas idosas consigam envelhecer com segurança, de forma participativa, e tenham oportunidades de se desenvolver em todos os aspetos da sua existência. Chama igualmente a atenção para a eliminação da discriminação em função da idade, para a promoção da igualdade entre as mulheres e os homens idosos, o reconhecimento da sua importância na família e na sociedade e a necessidade de reduzir os efeitos de fatores que contribuem para aumentar as doenças e a dependência.

 

Compreendendo que o envelhecimento ocorre ao longo de todo o ciclo vital do indivíduo, e com o aumento da longevidade, os enfermeiros assumem um papel preponderante no acompanhamento dessa população na sua comunidade, de forma a potenciar a adesão a um programa de envelhecimento saudável, considerando a organização da prestação de cuidados de enfermagem em contexto de proximidade e auxiliando na promoção de ambientes facilitadores de autonomia e independência de acordo com as suas necessidades.

 

Estas intervenções assentam nos três grandes focos da Enfermagem: promoção da saúde, com a adoção de estilos de vida saudáveis, no diagnóstico precoce, com a avaliação de situações agudas e sua resolução e ainda na reinserção na comunidade e através da minimização de danos com a implementação de planos de reabilitação física, social e psíquica.

 

Vânia Gonçalves

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação

Vogal do Conselho de Enfermagem

Secção Regional da Região Autónoma dos Açores

Ordem dos Enfermeiros

 

 

CER/VG/rl