II Fórum TELESALUT@

II FORUM TELESALUT@ DA SITT

De:  19-01-2018

Até: 21-01-2018

Local: Funchal, Madeira - Hotel Meliá Madeira Mare

 

II Forum Telesalut@ da SITT

4ª Jornada Luso-Brasileira de Telemedicina e Telesaúde

I Encontro Regional de Telesaúde da RAM

 

A incorporação de novas tecnologias nos cuidados de cuidados saúde remonta ao século XIX. Com a era espacial emergem os sistemas de monitorização remota. Mais recentemente, as tecnologias web e os dispositivos multimédia wireless possibilitam uma saúde virtualmente “ubíqua”.

 

As necessidades também se modificaram. As doenças crónicas e os problemas associados ao aumento da longevidade, a par da sustentabilidade, constituem grandes desafios para os sistemas, serviços e profissionais. Para lidar com esta realidade, a OMS adotou, em 2016, o quadro de referência para serviços de saúde integrados e centrados nas pessoas (resolução A69/39), definindo-os como “serviços que são geridos e disponibilizados de modo a que as pessoas os recebam sob a forma de um contínuo de cuidados de promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, gestão de doenças, reabilitação e cuidados paliativos, coordenados através dos diferentes níveis e locais de atendimento, dentro e para além do sector da saúde, e de acordo com as suas necessidades, ao longo da vida”.

 

Ou seja, um padrão que implica proximidade nas respostas, desconcentração de serviços, centralidade nas pessoas e integração de níveis e longitudinalidade de cuidados, obrigando à utilização das TIC disponíveis, de modo a que os cuidados respondam com maior eficiência e efetividade às necessidades dos cidadãos. Em suma, que lhes acrescentem valor! Tal como no passado, também no futuro as TIC continuarão a modificar o modo de prestação de cuidados, ao ponto de ser já lugar-comum afirmar- se não fazer muito sentido falar se vem e-saúde ou saúde digital.

De facto, de acordo com as leges artis, ele requer, per se, incorporação e a adequação de todos os recursos disponíveis, incluindo os tecnológicos, particularmente nas localidades mais distantes, dispersas ou de acessibilidade e orografia difíceis, como são as regiões insulares. Neste sentido, é com enorme prazer que temos a honra de vos convidar para o II Forum Telesalut@ da SITT e, concomitantemente, 4ª Jornada Luso- Brasileira de Telemedicina e Telesaúde e I Encontro Regional de Telesaúde da Madeira, a realizar na cidade do Funchal, nos próximos dias 19 e 20 de Janeiro de 2018.

 

Pela Comissão Organizadora
Élvio H. Jesus

LEIA MAIS: O programa do TELESALUT@

CDR/rcl