Fórum

Serviço Regional de Saúde: uma conquista e um direito dos açorianos

De:  08-06-2019

Até: 28-06-2019

Local: NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel

É já no próximo dia 28 de junho que a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros realiza, na Cidade da Lagoa (Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel), o Fórum “Serviço Regional de Saúde: Uma conquista e um direito dos açorianos”, um evento que será, também, a última grande iniciativa pública promovida pela atual equipa de órgãos estatutários regionais desta Secção Regional.

Aberto à participação de toda a população, o Fórum Serviço Regional de Saúde é uma iniciativa inédita na Região Autónoma dos Açores, dado ser a primeira vez, nos seus quase 40 anos de história, que se dedica uma iniciativa e um dia inteiro à exclusiva discussão das matérias que orbitam o Serviço Regional de Saúde dos Açores.

Do programa (a divulgar brevemente) fazem parte personalidades que, no plano nacional e regional, marcaram de forma determinante a realidade da saúde em Portugal e nos Açores, mas também aquilo que foi a afirmação e a consolidação da autonomia dos Açores e, com ela, a criação do seu próprio Serviço Regional de Saúde.

O Fórum conta com o Alto Patrocínio da Presidência do Governo Regional dos Açores, condição reveladora da sua condição de interesse público, mas também da necessidade de discutir, com seriedade e profundidade, num sentido de construção e serviço aos açorianos, um Serviço Regional de Saúde preparado para enfrentar os desafios que o presente e o futuro trarão.

Para Luís Furtado, Presidente do Conselho Diretivo Regional (CDR) da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, “esta iniciativa é a confirmação daquilo que tem sido um mandato dedicado à defesa dos superiores interesses dos cidadãos açorianos em matéria de saúde, evidenciando um elevado sentido de responsabilidade e compromisso com o Serviço Regional de Saúde e, por esta via, com os Açores e com os Açorianos”.

Recorde-se que Luís Furtado, liderando uma equipa de 30 enfermeiros, apresentou-se a eleições em 2015 com uma candidatura independente e com um projeto dirigido aos Açores e aos enfermeiros açorianos. “Se dúvidas havia de que seríamos capazes, não há hoje margem para qualquer dúvida. Fomos eleitos na Região com 47% dos votos, os enfermeiros acreditaram em nós e nós soubemos responder afirmativamente. Este Fórum, a par de outras inúmeras iniciativas que promovemos nos Açores, são o reflexo do compromisso e do afincado trabalho que fizemos pelos Açores”, destacou o Presidente do CDR.

O Fórum Serviço Regional de Saúde está aberto à participação de toda a comunidade civil, profissional e académica, e, através desta alargada base de participação, pretende, por via da discussão, do contributo e do compromisso individual de cada cidadão, relevar para a visão de futuro de um Serviço Regional de Saúde resiliente e capaz de continuar a assegurar as respostas em cuidados de saúde dos açorianos, num contexto geográfico, político e administrativo ímpar.

Inscreva-se AQUI.

IMPORTANTE:

Se não é membro da Ordem dos Enfermeiros deverá, antes de se inscrever, fazer o seu registo na plataforma Balcão Único. Para o efeito, deverá aceder ao Balcão Único clicando AQUI e seguidamente, seleccionar, abaixo do campo de utilizador e password, a opção "Registar". Após clicar em  "Registar" será aberta uma janela com as opções "MEMBRO" e "NÃO MEMBRO", deverá escolher a segunda opção e seguir as indicações subsequentes.

CDR/LF/rcl