Curso "Terapia Familiar e Intervenção Sistémica" - Ponta Delgada

Terapia Familiar e Intervenção Sistémica

30 de maio a 27 de junho

Terapia Familiar e intervenção sistémica

A terapia familiar, enquanto campo de atuação diferenciado no acompanhamento de famílias e casais, requer a creditação da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar para o seu exercício.

O seu vasto campo teórico e epistemológico, substanciado pelos desenvolvimentos dos diversos modelos e escolas, integra um conjunto de recursos que poderão ser mobilizados pelos diversos profissionais que interagem com as famílias, nos seus percursos co-evolutivos.

A aquisição de conhecimentos no âmbito dos fundamentos e teorias da terapia familiar permitirá a estes profissionais o desenvolvimento de capacidades promotoras de mudanças no sistema familiar, tendo em conta as suas funções primordiais.

Perspetivando ainda a importância de estratégias de intervenção familiar sistémica na promoção de mudanças do sistema familiar, a entrevista familiar emerge como meio de excelência na consolidação dos saberes e recursos facilitadores do funcionamento efetivo das famílias.

. Compreender os fundamentos teóricos e epistemológicos da terapia familiar;

· Enquadrar as diferentes escolas e modelos de terapia familiar no contributo para o desenvolvimento teórico e empírico da terapia familiar;

· Compreender os novos desenvolvimentos da terapia familiar no contexto das terapias de segunda ordem;

· Perspetivar o alargamento da terapia familiar no contexto da intervenção em rede e da terapia multifamiliar;

· Desenvolver conhecimentos sobre a abordagem sistémica de modo a otimizar a intervenção familiar;

· Desenvolver capacidades no âmbito da entrevista familiar sistémica como estratégia de intervenção familiar de promoção de mudanças no funcionamento familiar.

Conteúdos Programáticos

Fundamentos teóricos e epistemológicos da terapia familiar

Escolas e modelos de terapia familiar e de intervenção sistémica

Os novos desenvolvimentos da terapia familiar

Entrevista Familiar Sistémica

Modelos de Intervenção em rede

Terapias psicoeducativas e grupos múltiplos de discussão familiar

Profissionais de saúde, Ação Social e Educação.

Formador

Professora Doutora Maria Henriqueta Figueiredo – Escola Superior de Enfermagem do Porto

Inscrições[1]

Data limite de inscrição no Curso:

Até à data do início do curso

Tipo de inscrição:

Tipo 1 para os participantes que pretendam sujeitar-se a avaliação. A obtenção de uma avaliação positiva dá direito a um certificado com referência aos ECTS respetivos (propina única de 200€).

Tipo 2 para os participantes que pretendam frequentar o curso sem estarem sujeitos a avaliação. Este tipo de inscrição dá direito a certificado de frequência quando frequentadas 75% das horas previstas (propina única de 150€).

Data e Horário da formação:

Decorrerá de 30 de maio a 27 de junho de 2014, em horário pós-laboral.

Local:

Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.

O curso decorrerá em regime presencial e plataforma e-learning. Para os não residentes na ilha de S. Miguel será utilizada a videoconferência.

Contactos:

Ana Maria Soares Pimentel

Telefone. 296241323

Coordenação do curso: Carmen Andrade

[1] Inscrição máxima de 20 participantes. Seleção de candidatos a efetuar de acordo com a ordem de inscrição.

CDR\LRF\apm