Curso "Marketing na Saúde: Uma ferramenta para todos os profissionais de saúde"

De:  20-10-2013

Até: 27-10-2013

Local: Lisboa

 

Marketing na Saúde: Uma ferramenta para todos os profissionais de saúde
 
 
Local: Lisboa – ISPA
Departamento de Formação Permanente – ISPA - Rua Jardim do Tabaco, 34
1149-041 Lisboa
tel: 218 811 700
fax: 218 860 954
e-mail: [email protected]

Datas: 20 e 27 de outubro 2013 – 12 horas intensivas

DESTINATÁRIOS
• Profissionais de saúde, nomeadamente, médicos, psicólogos, enfermeiros e outros
• Profissionais que queiram melhorar os seus conhecimentos sobre a importância do marketing na saúde nos tempos actuais e suas consequências e benefícios
• Profissionais de relações públicas e comunicação que queiram desenvolver a área de conhecimento sobre marketing na saúde
• Estudantes de qualquer ano das áreas de psicologia, marketing, comunicação e saúde

OBJECTIVOS
A finalidade deste curso é o de saber criar produtos e serviços, avaliar o cliente e o mercado, melhorar a qualidade e imagem da prestação, nomeadamente:
• Reconhecer as vantagens do marketing na saúde para a sua actividade profissional, instituição ou empresa
• Aplicar boas práticas que regem o contacto e fidelização dos clientes
• Avaliar ferramentas do marketing social e a importância da responsabilidade social

COMPETÊNCIAS
• Avaliar a importância do marketing e os seus reflexos na saúde
• Reconhecer as componentes do marketing – 4 P’s
• Avaliar diferentes abordagens da comunicação e marketing em saúde
• Construir um plano de marketing
• Avaliar as ferramentas necessárias para a promoção de produtos e serviços
• Avaliar a importância do marketing pessoal
• Avaliar a importância do marketing social aplicado à saúde

PROGRAMA
Módulo 1 (3 h)
De que trata o marketing: teorias e princípios. Conceitos, modelos e ferramentas de marketing. Definição e análise do cliente. Identificação dos públicos-alvo e segmentos. Variáveis do marketing mix (4 P’s)
Módulo 2 (3 h)
Desenvolvimento das variáveis do marketing mix (4 P’s). Estrutura de um plano de marketing. Planeamento estratégico da comunicação nas organizações de saúde. Estudos qualitativos e focus group – satisfação do cliente: como se mede?
Módulo 3 (3h)
Gestão de marcas e sua importância na gestão em saúde. Promoção de serviços. Ações promotoras para melhorar a qualidade e imagem de produtos e serviços. Importância da monitorização. O marketing sensorial como nova tendência
Módulo 4 (3h)
Marketing pessoal na perspetiva da saúde. Marketing social na área da saúde. Responsabilidade social aplicada à saúde. Fidelização do cliente.

METODOLOGIA
Expositiva, com dinâmicas de grupo, trabalhos teórico-práticos e simulações

DURAÇÃO
12 horas
FORMADORA
Cristina Vaz de Almeida
(Pós-graduada em marketing e Mestre em comunicação em e.learning)

CALENDARIZAÇÃO
As sessões decorrerão aos Sábados, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16sh30, no seguinte dias:
outubro: 20 e 27

CERTIFICADO
Os formandos terão acesso a um certificado de formação em Marketing na Saúde. Uma ferramenta para todos os profissionais de saúde, desde que frequentem, pelo menos, 3 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação presencial.

INSCRIÇÕES
(Limitadas a 20 formandos)
Totalidade -  108€
Podendo ser Fraccionada - 60€ x 2 mensalidades

No ato de inscrição é necessário comprovar habilitações.
Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 13 de outubro de 2013 (inclusive).

Mais informações e ficha de inscrição em www.ispa.pt

CDR\LRF\apm