Conferência discutiu passado, presente e futuro da enfermagem

Dia:  12-05-2014

Local: Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delga

Decorreu no passado dia 12 de Maio, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma Conferência alusiva ao lema escolhido este ano pelo ICN (International Council of Nurses) – Enfermeiros: Uma Força para a Mudança – um recurso vital para a saúde.

O evento, inserido nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, procurou enquadrar o lema promovido pelo ICN, com as comemorações dos 40 anos da revolução dos cravos e dos 35 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde.

Na conferência onde se debateram as linhas mestras, os condicionalismos e o futuro da Enfermagem e da Saúde, contamos com as presenças e os valiosos contributos de:

- Enf.ª Maria Augusta Sousa, Digníssima Bastonária da Ordem dos Enfermeiros nos mandatos 2004-2007 e 2008-2011

- Enf.º Armando Leal Almeida, Diretor Regional da Saúde da RAA

- Prof. Pedro Ferreira Lopes, Coordenador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde

- Enf.º Francisco Branco, Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

- Enf.º Pedro Silva, Administrador do Fórum Enfermagem

Marcaram também presença na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro; a Pró-Reitora para o Ensino Politécnico da UAç, Maria José Bicudo; e os representantes de quatro partidos políticos; Catarina Furtado (PS), Jorge Santos (PSD), Augusto Cymbron (CDS/PP) e Luísa Simas Terra (CDU).

No final da Conferência teve lugar a Cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Enfermagem Primeiro Ciência & Arte com os seguintes resultados:

- Na vertente arte, os vencedores foram: Timothy Lima, Alexandre Rodrigues, César Terra e Ana Teresa Costa, com o “Registo fotográfico das atividades diárias do cuidador familiar no seu domicílio”.

- Na vertente de ciência, venceram: Encarnación Solà Martinez, Olívia Maria Gomes e Venâncio Mendes, com o “Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Prevenção da Infeção do Trato Urinário (ITU) associada à algaliação na USIFaial”.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros assinalou a data com visitas às Unidades de Saúde das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico; com a publicação de um suplemento no jornal Açoriano Oriental e com o lançamento de uma revista trimestral - Enfermagem Açores. A revista pode ser consultada e lida aqui.

GCI/LF/LL