De:  28-06-2013

Até: 29-06-2013

Local: Ponta Delgada

A Norma-Açores, em parceira com a Planycorpo, irá promover a Ação de Formação ”Exercício Físico na Recuperação de Lesões Musculoesqueléticas Laborais” nos dias 28 e 29 de junho de 2013, em Ponta Delgada.

A globalização dos mercados e a mecanização/industrialização dos processos impõe ritmos de trabalho cada vez mais competitivos e, muitas vezes, inadequados às condições físicas dos trabalhadores, com consequências diretas sobre estes e que depois se estendem à própria empresa e à sociedade como um todo. Atualmente, as empresas procuram grande produtividade a menor custo, o que impõe, frequentemente, ritmos intensos, jornadas prolongadas e ambientes ergonomicamente inadequados aos seus funcionários. Apesar da automatização dos processos de trabalho, as exigências crescentes de qualidade a baixos custos só são possíveis pela utilização repetida e intensa das estruturas músculo-esqueléticas, fenómeno que, em larga medida, está na base de LMELT (lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho) que têm não apenas impactos individuais negativos, mas também organizacionais, económicos e sociais, que urge diminuir. Ao longo das últimas décadas, vários programas de prevenção dos efeitos da exposição a fatores de risco profissional têm vindo a ser desenvolvidos. Mas, pela localização específica dos sinais e sintomas, é importante, entre outros aspetos, conhecer antecipadamente a(s) zona(s) anatómica(s) exposta(s), ser capaz de especificar movimentos e posturas e incrementar alguns dos princípios básicos da vigilância da saúde dos trabalhadores, que deve ter inicio na própria definição detalhada das LMELT.

Destinada a profissionais das áreas da Saúde e de Segurança e Higiene no Trabalho, esta Ação de Formação pretende proporcionar aos formandos uma formação especializada, atual e crítica, na prescrição de exercício físico direcionado a grupos especiais, conhecendo a sua aplicabilidade nas doenças crónicas; Identificar os mecanismos que limitam a tolerância ao exercício de algumas populações em diferentes populações; Conhecer os métodos e formas de prescrição de exercício para melhoria do desempenho funcional e aumento da qualidade de vida e dotá-los de competências ao nível da monitorização e divulgação de resultados.

As inscrições deverão ser formalizadas até ao dia 14 de junho.

Mais informações em www.normazores.com.

CDR\LRF\apm