Terminei o Curso... e Agora?

• 25-05-2020

Mais de 600 estudantes de Enfermagem participaram esta quinta-feira num webinar em que se falou sobre a integração na vida profissional.

Sérgio Branco, presidente da SRSul, abriu os trabalhos com as boas-vindas, deixando o apelo para que se sintam orgulhosos por, em breve, pertencerem à família dos Enfermeiros considerados dos melhores do mundo. “Os Enfermeiros nunca falharam ao País, embora o País falhe aos Enfermeiros, e, por isso, sintam orgulho no vosso percurso académico, na vossa Escola, na vossa opção profissional e agradeçam muito às vossas famílias e a quem vos ajudou na caminhada”, disse.

Quanto ao futuro, o presidente mostrou-se muito confiante, pois, conforme referiu, “temos estudantes de muita qualidade”.

Os participantes ouviram também palavras de incentivo da bastonária da Ordem dos Enfermeiros que os motivou a acreditar no futuro, mas com a certeza de que irão encontrar dificuldades. Ana Rita Cavaco lembrou que antes era mais fácil conseguir um contrato de trabalho. Hoje, a emigração é a perspectiva mais disponível. Mas, não é esse o querer da Ordem. “Queremos que fiquem connosco e ajudem o País a crescer”, sublinhou.  Ana Rita Cavaco pediu aos estudantes que enfrentem a sua profissão “sem medo”. “Não precisam da licença de outros para existir”. E sublinhou: “Os Enfermeiros são muito valorizados pelas pessoas, mas menos pelo poder político e pela administração central. Por isso, não tenham medo de falar, de se exporem, de denunciar”.

O webinar contou também com a participação do presidente do Conselho de Enfermagem Regional, Enfermeiro Marco Job Batista, que falou sobre a História e a Organização da Ordem dos Enfermeiros.

A Enfermeira Sílvia Fernandes, dirigente no Conselho Directivo Regional, explicou todos os procedimentos para, após terminarem a licenciatura, os estudantes se inscreverem na Ordem com vista ao exercício da actividade profissional.

A deontologia da profissão, direitos e deveres, foi abordada pelo Enfermeiro Miguel Correia, presidente do Conselho Jurisdicional Regional.

O painel ficou completo com a intervenção da Enfermeira Maria José Costa Dias que falou sobre as melhores técnicas para se elaborar um curriculum vitae e preparar uma entrevista de emprego.

Vídeo-conferência preparada pela SRSul - a divulgação

“Terminei o Curso… e Agora? - Integração à Vida Profissional” – é o tema de um Webinar promovido pela Secção Regional do Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros (OE) especialmente dedicado a estudantes de Enfermagem (Ver programa). O evento realiza-se a 4 de Junho pelas 14h30 através da plataforma Cisco Webex Meetings. A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do Balcão Único. AQUI. Para qualquer esclarecimento, contactar: [email protected]

Esta conferência online pretende ir ao encontro dos estudantes do 4.º ano de Enfermagem, neste contexto de pandemia em que o distanciamento social limita a formação presencial.

Com esta iniciativa, os formandos serão esclarecidos relativamente aos desafios da Profissão e informados sobre a Ordem Profissional de que serão Membros.

Trata-se de um Webinar de extrema importância para os estudantes de Enfermagem. Pretende-se, com esta acção, que entendam os desígnios da Ordem dos Enfermeiros (OE), que fiquem elucidados sobre as atribuições estatutárias da Instituição e que conheçam o Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros e demais documentação legal que sustenta a tomada de decisão em Enfermagem.

Além das matérias relacionadas com a promoção, desenvolvimento, reconhecimento e deontologia da profissão, serão ainda abordadas questões como o registo no Balcão Único e a forma de solicitação da atribuição do título de Enfermeiro através desta plataforma, numa altura em que se impõem novos desafios.

Para esclarecimento de qualquer questão relacionada com o Webinar - “Terminei o curso… e agora? Integração à Vida Profissional”, por favor contacte a SRSul através do endereço de correio electrónico [email protected].

Público Alvo - Estudantes de Enfermagem do 4.º ano da área geográfica da SRSul