Webinar "Estomaterapia: Cuidar e Capacitar"

• 13-07-2023

No dia 26 de Julho realiza-se o Webinar "Estomaterapia: Cuidar e Capacitar", promovido pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros.

A enfermagem em estomaterapia é uma área de exercício profissional determinante no assegurar o cuidado à pessoa que foi ou irá ser submetida a uma cirurgia, da qual pode resultar uma ostomia. Desta forma, é possível garantir o acompanhamento ao longo do processo de transição de saúde, contribuindo de forma decisiva para a autonomia e integração na sociedade da pessoa.

O enfermeiro de estomaterapia é responsável pelo processo de cuidados de enfermagem à pessoa com ostomia, sem esquecer a inclusão no processo da família/cuidador. Só assim é possível um acompanhamento integral, preventivo, efectivo, seguro e oportuno na adaptação à vida com ostomia, proporcionando mais condições para que seja possível recuperar a autonomia de vida.

Este webinar tem como objectivo partilhar o conhecimento e reflectir nos cuidados a prestar à pessoa com ostomia. Terá como preletoras Cláudia Silva (Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil) e Fernanda Grou (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo) e será moderado por Dora Franco (Vogal do Conselho Directivo Regional da SRSul-OE).

Participe! As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias no Balcão Único.