Compromisso com a segurança

• 19-06-2020

Inscreva-se aqui no webinar Segurança dos Cuidados de Saúde promovido pela SRSul e conheça aqui os prelectores e os dinamizadores. É já no dia 26 às 21 horas. A inscrição é gratuita, mas obrigatória no Balcão Único.

O que visa este webinar dinamizado pelo Conselho de Enfermagem Regional?

“As administrações das Instituições de Saúde e as equipas multidisciplinares são os eixos centrais que determinam o sucesso ou o fracasso ao nível da segurança do doente e da segurança no trabalho.

Em cuidados de saúde, a garantia da qualidade e segurança assume um papel nuclear, constituindo-se a segurança do doente, dimensão da qualidade, como um valor a defender. A segurança do doente prende-se com a redução do risco de danos desnecessários, decorrentes ou associados a acções tomadas durante a prestação de cuidados de saúde, e em nada relacionados com a patologia ou evolução clínica (OMS).

Mas estar em segurança não significa não correr riscos. Os cuidados de saúde decorrem num meio dinâmico e complexo que predispõe à ocorrência do erro. É preciso que cada profissional de saúde reconheça os riscos e se preocupe com a sua saúde e segurança ao prestar cuidados de elevada complexidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2009), a cultura de segurança de uma organização de saúde é o produto de valores individuais e de grupo, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento que determinam um compromisso com a segurança.

Neste sentido, a cultura de segurança em cuidados de saúde só tem especial significado quando a envolvência de doentes, profissionais de saúde e gestores, seja reconhecida como um fenómeno passível de ser avaliado nas várias dimensões que integra.

A organização de cursos de aperfeiçoamento profissional e espaços de debate científico é uma forma da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros acompanhar o desenvolvimentos da formação e estimular a produção de conhecimento em Enfermagem.”

Não falte!