SRSul acompanha cuidados de enfermagem nas Unidades de Saúde

• 01-05-2019

As visitas de acompanhamento do exercício profissional nas Unidades de Saúde são uma constante na Secção Regional Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros. A equipa visitadora é geralmente liderada pelo presidente da SRSul, Enfermeiro Sérgio Branco, em estreita articulação com o Conselho de Enfermagem Regional, presidido pela Enfermeira Dora Franco. A missão é clara: Verificar as condições de exercício, de dignidade e de prestígio da profissão, a par com a qualidade dos cuidados de Enfermagem.

Foram já muitas as entidades visitadas, destacando-se, só este ano, o Serviço de Urgência Geral do Hospital Garcia de Orta, em Almada, a USF Arco-íris- ACES Amadora-Sintra, a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e o Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o ACES Lisboa Norte e o Hospital de Vila Franca de Xira.

É o sinal visível do empenho da SRSul em cumprir uma das suas principais competências estatuídas como são não só a definição, enquanto Ordem, dos padrões de qualidade dos Cuidados de Enfermagem, mas também a de zelar pela observância desses mesmos padrões exigidos. Trata-se, pois, de um grande desafio, quer pelo reflexo na melhoria dos cuidados de Enfermagem a fornecer aos cidadãos, quer pela inerente e vantajosa necessidade de reflectir sobre o próprio exercício profissional dos Enfermeiros.

Por outro lado, compete às instituições de saúde adequar os recursos e criar as estruturas que permitam satisfazer as necessidades dos profissionais. Assim, as visitas de acompanhamento têm também o objectivo de pugnar para que as instituições promovam as condições que, possibilitando o bom exercício da prática da Enfermagem, corresponda às expectativas dos cidadãos. Esta é uma actividade que vai continuar a marcar a agenda da SRSul, pela Enfermagem e pelos cidadãos.