Na linha da frente

• 09-06-2021

As visitas aos centros da vacinação prosseguem na SRSul, mantendo vivo o princípio da proximidade aos Enfermeiros. Desta vez, a equipa liderada pelo presidente Sérgio Branco deslocou-se ao ACES Lisboa Central para estar com os Membros que lutam na linha da frente contra a covid 19 nos centros de vacinação do Altice Arena e do Picadeiro Real.

A equipa da SRSul, constituída também pelos Enfermeiros Sílvia Fernandes, do Conselho Directivo da SRSul, e Marco Job Batista, presidente do Conselho de Enfermagem Regional (CER) da SRSul, foi muito bem recebida em ambos os centros, tendo também podido constatar o esforço, muitas vezes sobre-humano, com que os Enfermeiros suportam todos os dias aquela missão de combate à pandemia. A equipa foi ali dar um sinal de proximidade da Ordem e, ao mesmo tempo, apoiar os Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários nesta árdua tarefa de vacinação em massa de todos os portugueses, além de efectuar, também, um diagnóstico da realidade.

Em ambos os centros foi possível constatar as boas condições de trabalho proporcionada aos profissionais e aos utentes, o que permite aliviar a pressão com que se trabalha todos os dias. No entanto, os Enfermeiros continuam a alertar para a necessidade de as listas dos utentes agendados para a vacinação chegarem mais atempadamente aos centros. Por vezes, o ACES tem apenas 24 horas para convocar as pessoas e muitas delas, sobretudo as mais idosas, dependem dos familiares para receberem as comunicações.