Visita à Arrábida e ao Litoral Alentejano

• 20-07-2021

Os dirigentes da secção sul da Ordem dos Enfermeiros continuam a visitar os centros de vacinação onde na linha da frente os Enfermeiros permanecem no combate à pandemia. Esta terça-feira, dia 20 de Julho, o encontro aconteceu nos centros de Pinhal Novo e de Setúbal, pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Arrábida, e no centro de vacinação de Odemira, pertencente à Unidade Local de Saúde (ULS) do Litoral Alentejano.

Com Sérgio Branco, presidente da SRSul, esteve Sílvia Fernandes, do conselho directivo da SRSul, e Marco Job Batista, presidente do Conselho de Enfermagem Regional. A equipa quis dar um sinal de proximidade da Ordem e, ao mesmo tempo, apoiar os Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários nesta árdua tarefa de vacinação de todos os portugueses, além de efectuar, também, um diagnóstico da realidade. Nos três centros de vacinação o acolhimento à equipa foi caloroso, notando-se, contudo, o esforço, quase sobre-humano, com que os Enfermeiros enfrentam todos os dias aquela missão.

Foi possível constatar que a maioria se desdobra entre os seus serviços de origem e a actividade nos centros de vacinação, tentando manter em dia todos os atendimentos agendados nos centros de saúde a que pertencem. Ninguém fica para trás. Mas, não é fácil. Esta acumulação está a originar um cansaço acrescido, pelo que as férias seriam agora bem merecidas.  Sendo a situação de combate, e encontrando-se na linha da frente, a maioria dos Enfermeiros terá de deixar para mais tarde os planos de descanso.