Vacinação no Alentejo

• 08-04-2021

Mantendo a opção preferencial pela proximidade, a SRSul esteve com os Enfermeiros que, na linha da frente contra a covid-19, estão envolvidos no Plano de Vacinação. Desta vez, a equipa liderada pelo presidente da SRSul, Enfermeiro Sérgio Branco, com Sílvia Fernandes, membro do conselho directivo regional, e Marco Job Batista, presidente do Conselho de Enfermagem Regional, marcaram presença no ACES do Alentejo Central, mais propriamente nos centros de vacinação de Arraiolos e de Portel, e na ULS do Baixo Alentejo, nos centros de vacinação de Serpa e Moura.

O ambiente encontrado foi o mesmo das anteriores visitas noutros centros. Conforme explicou Sérgio Branco, os Enfermeiros estão a enfrentar o Plano de Vacinação com total espírito de missão, apoiados também por boas condições de trabalho, como, por exemplo, em Moura.

Os constrangimentos fazem-se igualmente sentir, tal como noutros locais já visitados pela SRSul, sobretudo a nível dos meios informáticos que por vezes impedem um mais rápido processo de vacinação.

Por outro lado, a necessidade de alguns enfermeiros se desdobrarem noutras actividades de cuidados de saúde cujo acompanhamento tem de ser mantido, é também uma dificuldade sentida que poderia ser colmatada se os recursos humanos fossem mais abundantes.

A equipa foi dar um sinal de proximidade da Ordem e, ao mesmo tempo, apoiar os Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários nesta árdua tarefa de vacinação em massa de todos os portugueses, além de efectuar, também, um diagnóstico da realidade.

Estas acções de proximidade da SRSul vão continuar.