Aventura a ver o Mar

  • 16-09-2019

O 5. Trail MTBA é já a 6 de Outubro, no Magoito (concelho de Sintra), e está a ser organizado em parceria com a Secção Regional Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros. As inscrições são gratuitas e o Padrinho do evento também já pode ser anunciado : trata-se de Duarte Gil Ribeiro Barbosa, mais conhecido como Enfermeiro Solidário, um atleta de alta competição que cuida com a ciência da sua profissão e com a generosidade dos seus gestos solidários junto dos mais desfavorecidos.

 

A SRSul lança o convite à aventura pelos trilhos do parque natural de Sintra-Cascais, com as suas luxuriantes paisagens sobre o mar, porque é importante respirar, conviver e praticar desporto. Os mais afoutos poderão juntar-se a Duarte Gil e percorrer a longa jornada de 30 quilómetros.  Há também a opção pelo mini-trail de 16 quilómetros ou, então, a caminhada de dez quilómetros. É só escolher, sendo certo que o mais importante é estarem presentes. E vai haver prémios exclusivos para os Enfermeiros. As inscrições já abriram aqui   

    

E porque o espírito é também o envolvimento com a comunidade, a super-equipa que anda pelas escolas a formar uma geração salva–vidas – porque Reanimar não é difícil -, vai estar no Magoito para um “Mass Training” em Suporte Básico de Vida com recurso ao desfibrilhador autónomo externo (DAE), antes do inicio das corridas.

 

Com trilhos totalmente novos em relação ao ano anterior, alguns deles abertos recentemente, será possível desfrutar de toda a beleza paisagística, correndo grande parte do percurso junto da falésia, com o Atlântico ao lado! Alguns dos trilhos fazem parte da Grande Rota do Atlântico – GR11.

 

Em toda a extensão do percurso há zonas de pinhal, arvoredo, falésia, areia, estradões e single tracks, não faltando no percurso mais longo a corrida e travessia em plena praia.

 

A praia do Magoito é uma das mais belas praias do concelho de Sintra e uma das mais ricas em iodo, sendo também muito conhecida pelas suas dunas.

A chamada duna consolidada é um dos elementos geológicos mais interessantes da praia. Trata-se de uma duna costeira formada pela acumulação de areia gerada pela ação conjugada do mar e do vento.