É vital debater a lei do Testamento Vital

  • 22-02-2019

É vital pensar e debater a Lei do Testamento Vital.

 

O tema vai ser abordado na Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, dia 26 de Março às 10 horas, com a orientação da Enfermeira Ana Paula Nunes, Coordenadora do Centro de Bioética e Presidente da Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

A lei é de 2012, mas foram necessários seis anos até que os Enfermeiros pudessem aceder ao testamento vital do doente. Até Outubro de 2018 só os médicos o podiam fazer. Em causa está o documento em que os cidadãos, maiores e considerados capazes, podem inscrever o que desejam e o que não desejam receber em matéria de cuidados de saúde quando já não estiverem capazes.

 

É necessário fazer a reflexão e trazer o tema para debate. Porque a lei estabelece a ética dos mínimos, mas a ética é anterior à deontologia e à lei… E todos os profissionais de saúde deverão possibilitar aos doentes a realização do máximo de valores na sua vida.

 

O tema é complexo, mas no dia 26 de Março, entre as 10h00 e as 13h00, com os esclarecimentos da Enfermeira Ana Paula Nunes, muitas dúvidas poderão ficar esclarecidas.

Para poder participar é necessário que se inscreva no Balcão Único. Aqui.