Repensar a Enfermagem

  • 10-03-2021

Que SNS teremos na era pós-covid? A reflexão impõe-se e, por isso, a SRSul lança o convite a todos os interessados para que se juntem numa Tertúlia online, a 17 de Março à noite. “Pós-covid: uma oportunidade para (re)pensar os serviços de enfermagem” – é o tema que será aprofundado por Enfermeiros cujas raízes na profissão lhes permite delinear a árvore do futuro. Este evento está acreditado pela Ordem dos Enfermeiros. Participe. A inscrição é gratuita, mas obrigatória através do Balcão Único Aqui. Consulte o programa. .

 

A pandemia por covid-19 colocou uma enorme pressão sobre todo o sistema de saúde e em particular sobre o serviço nacional de saúde (SNS). As consequências foram visíveis a vários níveis: assistencial; na organização de serviços/unidades; nos circuitos internos;  e na alocação de profissionais de saúde no cuidado aos doentes covid. O resultado, entre outros, foi a redução da capacidade de atendimento de doentes, agudos e crónicos, com outras patologias.

 

Esta crise revelou as fragilidades do SNS e a necessidade de reformas que permitam uma maior e melhor capacidade de resposta à realidade que temos pela frente no pós-pandemia, nomeadamente no incremento da telesaúde, na reorganização da prestação dos cuidados de saúde e na percepção do impacto da pandemia na saúde mental das pessoas.

 

A retoma da atividade assistencial deve ser planeada. Antes, porém, deve ser pensada a necessidade de reorganização das instituições de saúde e em particular os serviços de enfermagem.

 

Neste evento pretende-se reflectir sobre a organização dos serviços de enfermagem nas várias instituições de saúde de forma a planear a retoma dos cuidados de saúde a todas as pessoas com outras patologias.

 

Participe na construção do futuro. Esta Tertúlia à noite tem a chancela da SRSul está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros e é transmitida online através da plataforma Cisco Webex Meetings.

 

Esta Tertúlia conta com a participação de:

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária; Mestre em Enfermagem Comunitária; Pós-graduada em Gestão.

 

Sérgio Branco, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária; Mestre em Ciências da Educação; Pós-graduado em Gestão e Administração de Unidades de Saúde.

 

Luís Filipe Barreira, vice-presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros

Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária; Mestre em Enfermagem Comunitária; Pós-graduado em Gestão dos Serviços de Saúde; Doutorando em Enfermagem.

 

José Alexandre Abrantes, Vogal do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros;

Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Enfermeiro Gestor no Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte.

 

António Galvão, Enfermeiro em funções de chefia no ACES Lisboa Central;

Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Pós-graduação de Gestão em Saúde.

 

Angelina Francisco, Enfermeira Gestora no Hospital Garcia de Orta

Secretária do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros; Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária

 

Maria José Costa Dias, Enfermeira Directora do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central

Vice-presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros; Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Doutorada em Enfermagem.

 

Moderação: Cláudia Pinto

Cláudia Pinto é jornalista freelancer.  É licenciada em Comunicação Social / Jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e concluiu o curso de especialização em comunicação em saúde na Faculdade de Medicina de Lisboa em 2012