SRSul presente na Sessão de Encerramento do Programa Alicerces

  • 03-02-2024

Dora Franco, Presidente da SRSul, esteve presente na Sessão de Encerramento do Programa Alicerces, num momento marcante, sendo que em 2020 este foi um dos projetos financiados pelo Orçamento Participativo da secção.


Numa sala cheia discutiu-se a importância da promoção da saúde mental na infância, com destaque para o planeamento e para a intervenção precoce e colaborativa.


"O Projeto Alicerces é absolutamente relevante, surgindo não como um fim em si mesmo, mas como um meio de promoção da saúde mental. (…) Uma intervenção especializada numa fase precoce do desenvolvimento da criança ajudará a criar pilares para um futuro melhor, em termos individuais e também sociais", afirmou Dora Franco na sua intervenção.

 


E reforçou: "Numa altura em que tanto se fala das consequências das doenças, ter equipas de saúde e parceiros locais, políticos e sociais, genuinamente preocupados com a promoção da saúde é de louvar. De facto, esta metodologia de valor partilhado, tem permitido desenvolver competências determinantes em pais, avós e crianças, educadoras e auxiliares de ação educativa, e também nos profissionais de saúde."


Dora Franco agradeceu ainda a todos os parceiros integrantes do projeto, sobretudo aos Enfermeiros “pela liderança, diferenciação e pela perseverança de quem assume grandes desafios”. E salientou: "Obrigada por não se demitirem de “dar voz” aos pais e crianças. Contem com a Ordem dos Enfermeiros para continuar a ser parceira neste projeto maduro, cujos resultados são motivo de enorme orgulho."