SRSul mantém visitas de acompanhamento do exercício profissional na região de Lisboa

  • 09-03-2024

A preocupação com os problemas que estão a condicionar serviços de saúde nos distritos abrangidos pela Secção Regional do Sul mantém-se. Nesta semana a SRSul realizou mais duas visitas na região de Lisboa.


No Hospital de Santa Maria (i.e. ULS de Sta. Maria) deparou-se com um problema recorrente de dotações seguras. O alerta foi feito pela equipa de enfermagem do serviço de urologia. A SRSul esteve numa reunião conjunta com a Equipa de Enfermagem, com o Enfermeiro Adjunto e com o Enfermeiro Gestor, tendo sido discutidos os principais problemas e eventuais soluções.

 

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (ULS Amadora/Sintra), a SRSul reuniu-se com a Enfermeira Diretora e com dois Enfermeiros Adjuntos. De destacar o número de escusas de responsabilidade pedidas por enfermeiros do Serviço de Medicina IV, assim como a situação complexa verificada na Urgência Pediátrica. Foram assumidos compromissos estratégicos que visam minimizar os problemas identificados.

 

A SRSul vai continuar atenta a estas situações, acompanhando a sua evolução de forma a que, trabalhando em conjunto com os responsáveis das unidades de saúde e com as equipas de enfermagem, se possam melhorar os cuidados prestados e simultaneamente as condições de exercício profissional.