SRSul discute soluções para situação nas urgências com responsáveis dos serviços e autarcas

• 26-01-2024

A situação nas urgências de diversos hospitais é uma preocupação crescente, com os pedidos de escusas a aumentarem. A Secção Regional do Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros realizou esta quarta-feira uma visita de acompanhamento do exercício profissional de enfermagem ao Serviço de Urgência Geral do Hospital São Bernardo, em Setúbal (Unidade Local de Saúde da Arrábida). Este é um dos que soma maior número de pedidos de escusas de enfermeiros. Nesse sentido e de forma a realizar diagnósticos para se encontrar soluções, a SRSul esteve reunida com a diretora de Enfermagem, assim como com os elementos de gestão do Serviço de Urgência Geral e com os colegas que todos os dias enfrentam esta difícil realidade.

"Continuamos a assistir às inúmeras dificuldades que os colegas, com muito esforço, e até exaustão, sentem em garantir a qualidade dos cuidados de enfermagem que a população merece", salienta Ângelo Marinho, Secretário do Conselho Diretivo Regional da SRSul.

Por outro lado, também já tiveram início as reuniões com as câmaras dos concelhos abrangidos pela Unidade Local de Saúde da Lezíria, devido à situação caótica das urgências do Hospital Distrital de Santarém.

Esta é uma das mais preocupantes. A premente necessidade de resolver as questões de um dia-a-dia marcado pelo caos e após duas visitas àquela unidade de saúde, levou a SRSul a solicitar reuniões com os autarcas dos concelhos abrangidos pelo hospital da Unidade Local de Saúde da Lezíria, sendo que já estão várias agendadas para os próximos dias. A primeira realizou-se esta quinta-feira com a Câmara Municipal de Rio Maior.