Saudamos os enfermeiros do trabalho

• 28-04-2022

O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho é assinalado anualmente no dia 28 de Abril pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este ano o lema é: “Agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde”.

Veja o vídeo Aqui

O dia 28 de Abril é também o Dia Internacional da Comemoração dos Trabalhadores Mortos e Feridos, promovido mundialmente pelo movimento sindical desde 1996.

Em Portugal foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho através da Resolução n.º 44/2001, de 27 de junho da Assembleia da República.

Os números são de facto impressionantes:

Quase 2 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a causas relacionadas com o trabalho;

Todos os anos ocorrem 270 milhões de acidentes de trabalho;

Registam-se anualmente 160 milhões de doenças relacionadas com o trabalho;

A exposição a longas horas de trabalho é responsável por 750 mil mortes anuais.

No âmbito da “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas, que propõe a existência de um contrato social entre os líderes mundiais e os povos como premissa sustentável para uma visão comum para a humanidade, a enfermagem pode contribuir de forma sustentada para os 17 objetivos nela inseridos, nomeadamente tendo em conta os impactes ambientais e a sua influência nos descritores da saúde humana, promovendo a literacia em saúde e capacitando no ciclo de vida, ao nível individual (trabalhador), dos grupos (trabalhadores e família) e comunidades.

O papel do enfermeiro é de grande relevância numa empresa. O seu propósito vai para além da vigilância da saúde dos trabalhadores, promoção da saúde, primeiros socorros, identificação, avaliação e controlo dos riscos profissionais.

O Enfermeiro está presente, acessível, é promotor de saúde, educador, conselheiro…. Estabelece uma comunicação assertiva, identifica fragilidades, promove a literacia em saúde, o empoderamento e promove escolhas que correspondam às necessidades, motivações, crenças e expectativas dos trabalhadores inseridos na família, no contexto laboral e na comunidade.

Neste dia dedicado à Segurança e Saúde do Trabalho, a SRSul saúda todos os seus Membros envolvidos na saúde ocupacional e apela às instituições e empresas para que invistam na qualificação dos profissionais de saúde ocupacional, nomeadamente nos enfermeiros do trabalho.