Mãos que ajudam a nascer

  • 05-05-2021

Esta quarta-feira, 5 de Maio, assinala-se o Dia Internacional dos Enfermeiros Especialistas de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO). Esta comemoração, instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1991, tem o objetivo de alertar para a importância do trabalho destes profissionais de saúde que ajudam a nascer.

 

Em diversos países, este dia tem sido comemorado por diversas organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres. "Invest in Midwives" (Investir em parteiras), é o lema proposto este ano pela International Confederation of Midwives (Confederação Internacional de Parteiras).

 

Os EEESMO, especialidade reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros, são profissionais autónomos que contribuem para a melhoria das condições de acesso a cuidados de saúde especializados e seguros. Neste momento existem em Portugal cerca de três mil Enfermeiros especialistas nesta área.

 

Algumas das responsabilidades destes Enfermeiros junto das mães e famílias são:

Fazer o diagnóstico pré-natal, com aconselhamentos e a nível dos ensinos ao casal;

Ajudar a construir o plano de parto;

Avaliar o bem-estar materno-fetal;

Assumir a condução do trabalho de parto, do parto e dos cuidados do recém-nascido.

 

Em homenagem a estes profissionais, reeditamos uma reportagem realizada com a colaboração da Equipa de Enfermagem do Bloco de Partos do Hospital de São Bernardo do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE. ver aqui