Presidentes da SRSul e da ARS debatem Saúde no Alentejo

• 01-02-2020

Sérgio Branco, presidente da Secção Regional Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros, e o presidente da ARS Alentejo, José Alberto Marques Robalo, reuniram a 20 de Janeiro. Motivo: fazer um diagnóstico à capacidade de resposta na região no âmbito da Saúde.

O encontro, a pedido da SRSul, foi um momento privilegiado para ambos os responsáveis debaterem as condições em que trabalham os Enfermeiros e o que poderá ser feito para melhorar essas condições e, por acréscimo, melhorar o serviço às populações. Segundo Sérgio Branco, o espírito de cooperação esteve presente, revelando as boas relações institucionais entre ambas as entidades.

O presidente da SRSul levou para a reunião o conhecimento do terreno obtido, sobretudo, no âmbito da iniciativa Enfermagem@Sul. Entre 30 de Julho e 2 de Agosto, uma equipa constituída por dirigentes e peritos da SRSul percorreu todo o distrito de Portalegre. Ao longo de quatro dias foi possível visitar a maioria das unidades de saúde e contactar directamente os Enfermeiros que ali trabalham. Esta dinâmica permitiu o levantamento profundo da realidade da Saúde no distrito de Portalegre.

Depois, foi no distrito de Évora, entre os dias 2 e 4 de Dezembro.  O mesmo espírito, o mesmo interesse, a mesma curiosidade em querer conhecer tudo e ouvir os Enfermeiros. Também aqui foi possível diagnosticar a fundo a realidade.

Munido de toda a informação recolhida, Sérgio Branco encontrou-se com o presidente da ARS do Alentejo, aceitando ambos o propósito de que o objectivo é proporcionar às populações mais e melhores serviços de Saúde, e aos profissionais mais e melhores condições de trabalho.

A iniciativa Enfermagem@Sul tem o objectivo de aproximar a Ordem aos Enfermeiros e os Enfermeiros à sua Ordem. A dinâmica vai prosseguir ao longo do presente mandado que se iniciou a 1 Janeiro e se vai prolongar até 31 de Dezembro de 2023. Do mesmo modo, também as reuniões com os presidentes das ARS, e de outras instituições da Saúde, vão prosseguir, sempre no espírito de cooperação e de colaboração pela valorização pessoal e profissional dos Enfermeiros e da Enfermagem.