Crianças aprendem com os Enfermeiros

• 14-11-2019

A Escola do Ensino Básico de São Miguel do Milharado, no concelho de Mafra, vai receber os Enfermeiros da SRSul que há cerca de dois anos ensinam técnicas de Suporte Básico de Vida (SBV) a crianças e adultos. Dia 28 de Novembro, pelas 9.30, os alunos daquele estabelecimento de ensino serão os próximos a perceber que todos juntos podemos salvar vidas.

Esse grupo de Enfermeiros, cujos membros são acreditados pelo Conselho Europeu de Ressuscitação, não para. Depois de ter estado esta terça-feira na EB 1 Bairro São Miguel (Lisboa), e de ter ando nesta quarta-feira, 14 de Novembro, pela EB 1 dos Lombos (Carcavelos), prepara-se agora para se deslocar à EB da Orjariça – Farol (Torres Vedras), a 18 de Novembro, e depois a   São Miguel do Milharado, Mafra, no dia 28.

As crianças do ensino básico são os principais alvos do projeto num país onde ocorrem cerca de 27 morte súbitas por dia, e numa Europa em que ocorre uma paragem cardíaca a cada 45 segundos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, todos os dias morrem no mundo cerca de 20 mil pessoas de morte súbita.

O projecto denomina-se “Reanimar não é difícil” e desde há dois anos está a ser levado às escolas pela Secção Sul da Ordem dos Enfermeiros. Os jovens aprendem a fazer compressões no peito, a usar as técnicas do Ver, Ouvir e Sentir (VOS) - para perceberem se a pessoa em crise respira -, e como e quando ligar o 112. Aprendem também técnicas de combate à Obstrução da Via Aérea (OVA) e colocação da pessoa desmaiada em Posição Lateral de Segurança (PLS). Tem sido muito divertido e, ao mesmo tempo, útil e pedagógico.

Porque todas as pessoas devem estar preparadas para salvar vidas.