Paradigma está a mudar

• 23-06-2021

Continuam abertas as candidaturas ao Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa, edição 2021. Promovido pela SRSul, trata-se de um dos mais prestigiados prémios de investigação para Enfermeiros. As propostas deverão ser apresentadas até 24 de Setembro.

Consulte o Regulamento. Os autores dos trabalhos devem preencher este impresso. Os co-autores preenchem este.

É um desafio para todos os Membros que estejam a desenvolver trabalhos de investigação inovadores. É também uma oportunidade de partilha de experiências profissionais e de saberes académicos. Se tem projectos em curso, candidate-se. Há um valor pecuniário para atribuir ao vencedor, mas o mais importante é o contributo para a valorização da Enfermagem. Veja aqui o que aconteceu na edição de 2020

Para Sérgio Branco, presidente da SRSul, além de promover a investigação em Enfermagem, o Prémio pretende também ampliar a visibilidade dos trabalhos de extrema qualidade que vão surgindo um pouco por todo o país, dignificando-se, assim, a disciplina científica. O objectivo é igualmente valorizar o trabalho do Enfermeiro enquanto investigador. Neste sentido, Sérgio Branco apela para que ninguém se sinta inibido em publicitar aquilo que faz, porque, disse, “temos sempre de nos orgulhar do caminho conquistado em todas as áreas do exercício da profissão”.

De acordo com a Deontologia Profissional (capítulo VI do EOE), os Enfermeiros, com vista à excelência do seu exercício, têm o dever de garantir uma actualização contínua dos seus conhecimentos. Num mundo globalizado, a formação é imprescindível para a autonomia e para o desenvolvimento profissional do Enfermeiro, além de contribuir para uma contínua fundamentação do corpo de conhecimentos próprios inerentes à disciplina de Enfermagem.

Participar neste desafio significa, pois, Valorizar a Profissão...

A coordenação deste Prémio é do Conselho de Enfermagem Regional da SRSul.