Promover a saúde de uma forma lúdica e divertida

  • 01-06-2023

É impossível à Enfermeira Raquel Santos esconder o gosto por ter a oportunidade de, neste Dia Mundial da Criança, promover a saúde de uma forma lúdica e, principalmente, divertida. Juntamente com a Enfermeira Elisa Bailão, esteve presente na Escola Básica da Brejoeira, em Azeitão, em mais uma iniciativa cujo o único "problema"... foi convencer as crianças a dar a vez a outras para participar: "Por vontade delas ficavam ali mais tempo!"

 

"Aproveitamos esta oportunidade e estamos presentes com uma banquinha, que chamamos a nossa banca da saúde, e os meninos ficam contentes por visitar. Dinamizamos alguns jogos e, desta vez, foi um pouco na área da educação para os afectos, na gestão das emoções", explicou a Enfermeira Raquel Santos, da equipa da Saúde Escolar da Unidade Cuidados na Comunidade Península Azul do ACES Arrábida.

 

A receptividade das crianças do pré-escolar e 1º ciclo dificilmente poderia ter sido melhor: "Os miúdos adoraram! Apesar de passarmos uma mensagem, para eles é sempre uma oportunidade de interagir connosco. São muito curiosos por questões relacionadas com a saúde." Salientou ainda como, aproveitando a presença da banca durante a hora do almoço, também se abordou a questão da alimentação saudável.

 

O jogo de tabuleiro, com o dado gigante teve bastante sucesso. "Tem estações e quando calham em determinada casa têm uns cartõezinhos e é lançado um desafio. Têm de expressar através de mímica um determinado sentimento, ou emoção, como por exemplo, o medo. Outra vezes é através de um desenho. Outros são para completar frases, como 'quando vejo um amigo triste faço...' e têm de dar uma ideia para o amigo não ficar triste", referiu.

 

 

A única questão foi convencer as crianças a dar a vez, pois estavam a gostar tanto que queriam continuar a jogar. "Tivemos de fazer grupos de seis e os seis não queriam sair de lá para dar lugar a outros. Queriam continuar a jogar", contou.

 

A Enfermeira Raquel Santos não hesita em admitir o que promover esta iniciativa significa para si: "Adoro! Sou especialista em saúde infantil, toda a vida trabalhei com crianças, jovens e famílias e dá-me imenso gozo. Ensinar num contexto assim de escola e sobretudo neste dia, acho que é juntar o útil ao agradável. Os miúdos estão a comemorar o seu dia, cativados para aprender."

 

Realçou que esta é uma iniciativa que parte "de uma estreita articulação da Saúde Escolar com a comunidade educativa". "As escolas promovem algumas actividades no âmbito do Dia Mundial da Criança, para alegrar as nossas crianças e convidam-nos para estarmos presentes, participar na festa", disse.

 

Acaba por ser uma excelente oportunidade para promover a saúde "de um modo mais informal e num espírito de festa". "Queremos que as crianças e os jovens sejam responsáveis pela sua saúde. Neste dia aproveitamos este contexto para trabalhar muitas competências nas crianças e jovens", reiterou.