Infectados serão dez vezes mais

• 14-05-2020

Os resultados do projecto pioneiro de testes sorológicos da Fundação Champalimaud a que a Ordem dos Enfermeiros se associou concluiu que os Enfermeiros e assistentes operacionais infectados com Covid-19 é, no caso do Hospital de Santo António, no Porto, 10 vezes superior ao número identificado anteriormente, e 11 vezes superior no caso do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O rastreio sorológico foi realizado a um total de 657 profissionais: 206 Enfermeiros e 141 assistentes operacionais no Santo António e 184 Enfermeiros e 126 assistentes operacionais em Santa Maria. O resultado revelou que, no Porto, 8,4 por cento destes profissionais, na maioria assintomáticos e nunca anteriormente identificados com Covid-19, foram-no efectivamente, enquanto a percentagem em Lisboa, nas mesmas circunstâncias, foi de 6,5 por cento.

O resultado permite-nos fazer a extrapolação para toda a população de Enfermeiros e assistentes operacionais dos referidos hospitais, concluindo então que o verdadeiro número destes profissionais infectados é muito superior ao identificado.

Estes dados vêm reforçar aquilo que sempre tem sido defendido pela Ordem dos Enfermeiros no que à testagem dos profissionais diz respeito: é necessário testar, testar, testar. Testagem que ganha agora uma maior importância nesta fase de transição, e cujo reforço é também defendido no plano apresentado pela OE ao Ministério da Saúde para a fase de desconfinamento gradual e retoma assistencial nas unidades de Saúde.

É inegável que tivemos Enfermeiros e assistentes operacionais sem sintomas mas infectados a prestar cuidados de Saúde, pondo em causa a segurança dos cuidados, situação que poderia ser evitada com um reforço dos testes e, por outro lado, com equipamento de protecção individual adequado.

É urgente que os Enfermeiros sejam testados periodicamente e não apenas quando já demonstram sintomas evidentes de estarem infectados.

Recorde-se que os testes sorológicos permitem detectar se as pessoas que foram infetadas de forma assintomática, com sintomas muito ligeiros, e que nunca perceberam que estiveram infetadas, têm anticorpos para o coronavírus. Estes testes revestem-se da maior importância para os profissionais de Saúde, razão pela qual a OE se associou ao projecto pioneiro da Fundação Champalimaud que abrangeu os dois maiores centros hospitalares do País.