Outubro Rosa no Centro Hospitalar do Barreiro e Montijo

  • 06-11-2019

POR DETRÁS DA MÁSCARA…CONSTRUIR UM CAMINHO

Campanha organizada pelos Enfermeiros do bloco operatório acontece pelo 5º ano consecutivo, e continua a desafiar a comunidade a entrar na Onda…

 

É neste mês que, em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa". Isto porque, no período compreendido entre estas datas - de 15 de Outubro, “ Dia Mundial da Saúde da Mama”, a 30 de Outubro, “Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama” -, procura-se incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

A campanha acontece pelo 5º ano consecutivo, e continua a desafiar a comunidade a entrar na Onda.

Os enfermeiros do bloco operatório do CHBM - EPE, decidiram aceitar este desafio e submeteram a sua candidatura à “Onda Rosa”, de forma a serem parceiros neste projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro, comprometendo-se a divulgar a campanha e a realizar várias atividades com a finalidade de sensibilizar para a doença, incentivando à prevenção e ao diagnóstico precoce.

Assim, de forma a potenciar o impacto deste movimento, o grupo dinamizou um conjunto de actividades durante este mês, dirigidas aos profissionais de saúde do bloco operatório e que passou por envolver toda a equipa multidisciplinar, onde desenvolvemos uma campanha promotora da prevenção do cancro da mama.

Atividades:

- Oferecemos um laço cor-de-rosa (feito por nós), a todos os profissionais do bloco operatório;

- Todas as segundas-feiras no período das 15h às 16h foram realizadas sessões de formação,

- Realizamos atividades que promoveram a motivação e a união entre os profissionais de saúde do bloco operatório. E para isso construímos uma caixa a partir de material reutilizável do BO, passando a denominar-se “Kit de elogios”, onde os vários profissionais de saúde podiam deixar o seu contributo, através de uma frase de elogio a quem escolhessem

- Em todas as sessões existiram momentos de partilha de emoções, vivencias e motivações mas não faltou a diversão, tão nossa característica…momentos essenciais para a nossa saúde mental. Criamos vários vídeos com estas vivências e elegemos um conjunto de fotos que foram retiradas ao longo do mês. Para premiar a dedicação à nossa campanha, decidimos eleger a melhor foto…

Em suma, a campanha foi um sucesso! E podemos contar com a equipa multidisciplinar.

O Outubro Rosa é uma campanha de consciencialização universal, cujo objetivo é alertar para a realidade do cancro da mama e para a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento precoce.

Teve início no final do século 20, nos Estados Unidos quando a Fundação Susan Komen for the Cure (a maior entidade na luta contra o cancro da mama) realizou uma corrida em Nova Iorque, com o objetivo de estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. Nesta corrida foi distribuído a todos os participantes um laço cor-de-rosa, tornando-se assim o símbolo oficial contra o cancro da mama. O nome Outubro Rosa remete-se à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o cancro da mama.

O Outubro Rosa teve o seu início com atos isoladas mas rapidamente se tornou num movimento universal. Por isso, durante este mês a cor rosa alastra-se a nível mundial com o objetivo de permitir a sensibilização da população para a temática.

Obrigado a todos. Bem hajam! Veja o vídeo aqui