Comissão já avaliou as candidaturas

  • 16-09-2022

A comissão do Orçamento Participativo da SRSul, 2022, analisou 14 projectos enviados pelos participantes. Esta primeira avaliação foi já remetida aos autores das candidaturas, a quem cabe, agora, pronunciar-se, esclarecendo se concordam ou se discordam, devendo fazê-lo até ao dia 23 de Setembro – é o chamado período de reclamações. No dia 28 divulgaremos os projectos excluídos e os que seguem para votação electrónica. A partir daquele dia, os enfermeiros inscritos na SRSul poderão votar nos que consideram mais relevantes e úteis para a valorização da Enfermagem. A publicitação do resultado final está agendada para 7 de Outubro, e a cerimónia de entrega dos prémios a 6 ou 7 de Dezembro, em Santarém, no decorrer do Congresso dos Enfermeiros da Secção Regional do Sul.

 

O montante disponível para o financiamento desta iniciativa, no total de cinco mil euros, sai do próprio orçamento da SRSul, podendo assim os seus membros participar na gestão dos recursos disponíveis. Recorde-se que os premiados são seleccionados pelos próprios enfermeiros.

 

“Pretende-se, desta forma, contribuir para uma governação mais sustentável, responsável, transparente e democrática da nossa secção” – afirmou o presidente do conselho directivo da SRSul.

 

Segundo Sérgio Branco, “esta iniciativa enquadra-se no esforço tendente à definição estratégica de um caminho que visa a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde.” No entanto, explicou, “o esforço dos enfermeiros para essa melhoria raramente é reconhecido, publicitado ou partilhado entre a Enfermagem e o público em geral.”

 

Assim, atestou o presidente da SRSul, “este Orçamento Participativo pretende ser um contributo, entre outros, como, por exemplo, o Prémio de Investigação em Enfermagem Mariana Diniz de Sousa, para a vitalidade, inovação e divulgação da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros”. Sérgio Branco acrescentou ainda que se mantém confiante de que esta iniciativa continue a suscitar o interesse de toda a comunidade da enfermagem, manifestando-se grato por todas as participações este ano registadas.