Sistemas de Informação em Enfermagem estão a evoluir

• 22-01-2020

Desde meados da década de 90 do século passado, os Enfermeiros em Portugal documentam os cuidados maioritariamente em suportes electrónicos. Passados vinte anos do início deste processo, a Ordem dos Enfermeiros (OE) sentiu necessidade de ter um maior controlo sobre os conceitos utilizados nos aplicativos informáticos para representar os dados usados para inferir os diagnósticos e as intervenções de Enfermagem. Neste sentido, em 2019, a OE estabeleceu uma parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto tendo em vista a aprovação pela OE de uma Ontologia de Enfermagem.

Uma Ontologia de Enfermagem é uma descrição dos conceitos centrais da disciplina, bem como dos seus relacionamentos de acordo com a melhor evidência disponível. Por outro lado, no que se refere aos sistemas de informação na área da saúde, eles devem ser desenhados tendo em vista a interoperabilidade da informação sobre a saúde dos cidadãos entre os diferentes sistemas electrónicos que processam a informação clínica. A aprovação de uma Ontologia de Enfermagem, e a sua manutenção pela OE, permitirá que todos os sistemas que a venham a usar no seu backend processem informação interoperável de um ponto de vista semântico.

A Ontologia de Enfermagem tem ainda as seguintes vantagens: promove a formalização do conhecimento da disciplina e a identificação de necessidades de investigação, permite evoluir de sistemas circunscritos à documentação para sistemas que também ajudam na concepção dos cuidados, facilita a produção nacional de indicadores relativos ao exercício profissional dos enfermeiros e, de particular relevância, permite à OE um controlo interno da linguagem profissional dos Enfermeiros.

Neste contexto, em 2019, a OE aprovou a versão 1.2019 da Ontologia de Enfermagem e segue evoluindo já na produção da sua segunda versão, prevista para 2020. Em consequência, temos vindo a desenvolver esforços para que as empresas de desenvolvimento de software na área da saúde a venham a usar no backend dos seus sistemas, com enfoque nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Para Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, “os sistemas de informação em Enfermagem devem ser capazes de apoiar os Enfermeiros na tomada de decisão, baseada na mais actual evidência científica”. “Com a utilização da Ontologia de Enfermagem torna-se possível desenvolver softwares mais intuitivos e amigáveis que permitam diminuir o tempo dedicado aos registos, melhorando de forma significativa a qualidade da informação”, acrescenta Luís Barreira.

A Ontologia de Enfermagem permite a extracção automática de indicadores sensíveis aos cuidados de Enfermagem em função dos dados clínicos introduzidos.

Na versão 1.2019 da Ontologia de Enfermagem todos os conceitos referentes a diagnósticos e a intervenções estão mapeados para a versão 2019 da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE©).

“A incorporação da Ontologia de Enfermagem nos sistemas de informação representa um marco histórico para a profissão”, refere Luís Filipe Barreira, o Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros.