O Ano da Voz

  • 21-12-2020

“Caros colegas, amigos….

 

Há um ano, estávamos a preparar o início de um mandato renovado na direcção da SRSul por vontade dos Membros que confiaram em nós.

 

Pensámos em mil e uma iniciativas para enaltecer o mérito da profissão e elevar o valor dos Enfermeiros. O foco seria, naturalmente, a celebração do Ano Internacional do Enfermeiro proclamado pela Organização Mundial da Saúde para 2020. 

 

A pandemia que invadiu e tolheu os nossos movimentos pessoais, familiares e profissionais fez também gorar muitos dos auspiciosos projectos idealizados para um bonito 2020. Os planos tiveram de ser repensados.

 

Entretanto, sem que o esperássemos, esta assoladora crise sanitária acabaria por enfatizar o objectivo do nosso Ano Internacional.

 

De repente, vimos irromper aplausos. O mundo constatava sermos, nós, o pilar dos sistemas de saúde e percebia que sem Enfermeiros a Saúde desaba.

  

Com a desejada vacina já aprovada e a ser administrada em vários países, e sustentados pelo que se verificou noutras pandemias e epidemias, estamos neste momento certos de que 2021 será diferente.

 

Para nós, sem dúvida, terá de ser o verdadeiro Ano dos Enfermeiros. Depois do que acabamos de viver, e a avaliar pela aprovação do Orçamento do Estado português – em que mais uma vez a maioria dos Enfermeiros foi ignorada – seremos compelidos ao exemplo do nosso trabalho juntar também a força da nossa voz.

 

Ao que parece, a nossa entrega, a nossa abnegação, o nosso desprendimento durante esta crise não terão sido suficientes para se perceber o real valor dos Enfermeiros na organização dos sistemas de saúde.

 

Sabíamos, e o mundo também, que isso podia acontecer. Neste sentido, para o Dia Internacional do Enfermeiro de 2021, que se assinala a 12 de Maio, o Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) elegeu o tema “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar”.

 

Assim, somos desafiados, em 2021, a ter voz. Iremos, pois, agradecer o valor já reconhecido à Enfermagem, enquanto disciplina científica, mas também iremos incitar a que esse mesmo reconhecimento se foque igualmente no Enfermeiro, na pessoa do Enfermeiro, declarando que o valor da Enfermagem merece um novo olhar…

 

Da nossa voz soará a proposta de um papel mais activo dos Enfermeiros nas equipas multidisciplinares e um papel mais central na gestão dos cuidados prestados aos doentes. Mas, ao mesmo tempo, diremos também que é direito dos Enfermeiros serem reconhecidos e compensados pelo seu real valor.

 

2021 vai ser o ano da voz para liderar.

 

É com este espírito de Esperança e de otimismo que deixo aqui os meus votos de um Santo Natal para cada um, para as vossas famílias, sabendo que para muitos é ainda um tempo de trabalho árduo na linha da frente. Mas, estamos unidos, e assim continuaremos no novo ano, dignificando o valor que cada um representa na saúde de todos os portugueses.

 

Bem hajam, e continuem a fazer sentir, a todo o mundo, que o afecto não infecta mas afecta! Vamos manter vivo o princípio de que neste Natal ninguém fica sozinho, e pensamos, sobretudo, nos mais idosos - os principais alvos da covid e por causa da covid.

 

Aumentam os casos, todos os dias, de Enfermeiros que há longos meses são a única visita para muitos idosos. Embora faça parte da nossa identidade estar ao lado de quem mais precisa, este nosso alerta pretende, sobretudo, ser um apelo para que as famílias mantenham vivos os seus afectos.

 

Ninguém merece um Natal triste. Aos que mais festejam, neste caso as crianças, lançamos aqui o desafio para que, este ano, no centro dos seus brilhantes presépios, com muitas luzinhas, coloquem os vossos queridos avós.

 

Meus queridos amigos, obrigado por tudo o que têm sido, por tudo o que nos têm dado.

 

Feliz Natal e um Feliz Novo Ano

 

Sérgio Branco

Presidente da SRSul