Futuro já chegou

• 21-08-2019

Na era digital, quarta revolução industrial, o que poderemos construir? Uma tecnologia humanizada? Pessoas tecnológicas? Ou, na junção dos dois, uma tecnologia humanizada para pessoas tecnológicas? Quais os desafios para a Enfermagem? A reflexão urge…Os enfermeiros não podem passar ao lado do saber científico, não só por uma razão de valorização pessoal, mas também porque o conhecimento dignifica a profissão.

“Cuidados digitais: valor tecnológico vs valor humano” é precisamente o tema da reflexão que a 27 de Setembro acontece em Lisboa. É o Meeting dos Enfermeiros da SRSul. O debate vai incidir sobre a saúde no futuro. Porque o futuro já chegou. Vai ser ao longo de todo o dia, com comunicações variadas e prelectores que honram a iniciativa.

Quais os reptos, então, da quarta revolução industrial? “Os desafios decorrerão sempre das respostas às necessidades do Ser pessoa e da complexidade do cuidar decorrente.” A opinião é de Dora Franco, presidente do Conselho de Enfermagem na SRSul. Sendo o Ser pessoa o ponto de convergência para todos os desafios, a responsável destaca um: “o resgate da sensibilidade bioética nesta era tecnológica.”

De facto, a técnica permite sonhar, fazer tantas coisas, mas é importante saber que nem tudo o que é tecnicamente possível é eticamente aceitável. Na era do cuidar digital, resgatar a sensibilidade biotécnica poderá ser um grande desiderato. Porque os Enfermeiros vão continuar a cuidar de seres humanos… mantendo o respeito incondicional pela vida humana…

Mas, vai ser no debate que teremos respostas sobre o que são cuidados digitais e de que forma têm implicações na complexidade do cuidar. Respostas que ao longo do Meeting serão dadas por peritos e após um processo que se pretende de reflexão conjunta, profunda e multidimensional. “Uma das características da quarta revolução industrial é que não altera aquilo que fazemos, mas muda-nos a nós”, alertou Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Económico Mundial.

O futuro já começou, e as inscrições para o debate já abriram aqui. Consulte o programa aqui

É uma formação certificada pela Ordem, não esqueça, e, tendo em conta o elevado nível dos prelectores, toda a gente sairá dali muito mais a ter em conta. Valorize-se. Ainda vai a tempo. Aproveite este presente para espreitar o futuro…